https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15907
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anacarolinanegraesdesouza.pdf | PDF/A | 653.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6985782589830684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pelegrini, Christian Hugo | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Sérgio José Puccini | - |
dc.creator | Souza, Ana Carolina Negraes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2432901717511171 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T11:16:18Z | - |
dc.date.available | 2023-09-17 | - |
dc.date.available | 2023-09-18T11:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15907 | - |
dc.description.abstract | The film Blow-up (1966) is considered one of the works of Michelangelo Antonioni that most instigated the artistic, philosophical and academic communities, among others, to develop analysis, criticism and thoughts through the various hermeneutic perspectives that this work enables. Knowing the various interpretative possibilities that Blow-up has, this research aims to bring an analysis of this work through its philosophical and poetic character, based on Sartrean existentialist concepts, in order to investigate how Antonioni expresses the nausea and the character of freedom of human existence proposed by Sartre through the narrative of this film. | pt_BR |
dc.description.resumo | O filme Blow-up (1966) é considerado uma das obras de Michelangelo Antonioni que mais instigou as comunidades artística, filosófica e acadêmica, entre outras, a desenvolver análises, críticas e pensamentos mediante as diversas perspectivas hermenêuticas que essa obra possibilita. Sabendo das várias possibilidades interpretativas que Blow-up possui, o trabalho busca trazer uma análise dessa obra através de seu caráter filosófico e poético, com base em conceitos existencialistas sartrianos, a fim de investigar a forma como Antonioni exprime a náusea e o caráter de liberdade da existência humana proposta por Sartre através da narrativa dessa sua obra. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antonioni | pt_BR |
dc.subject | Blow-up | pt_BR |
dc.subject | Cinema filosófico | pt_BR |
dc.subject | Philosophical film | pt_BR |
dc.subject | Náusea existencialista | pt_BR |
dc.subject | Existentialist nausea | pt_BR |
dc.subject | Sartre | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.title | Blow-up e a filosofia no cinema: uma análise da expressão da náusea existencialista através da obra de Michelangelo Antonioni | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License