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dc.contributor.advisor1Coelho, Humberto Schubert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cláudia Maria Rocha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorNeves, Zuenir de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T15:51:36Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-12T15:51:36Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15893-
dc.description.abstractThe research inquires about the being or the truth of the finite subject in the human process of transition between the given form – man as a somatic, psychic and spiritual complex – and the form itself – man as a person. In this path, the person, individua substantia, is, simultaneously, already and not yet, since, as the main category of the Self, it fully guides the affirmation of subjectivity, and, as the teleology of the human being, it awaits its realization (in) by the subjects, who build themselves in the existence for themselves and the others. The Absolute, to which the spiritual dimension of the subjects refers, is, in its turn, what supports man's being in the world and with the other, since life, intelligence, reason and self-consciousness flow from it. In this path, the person and the Absolute are endowed with the so-called “original positivity”.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa indaga sobre o ser ou a verdade do sujeito finito no processo de transição humana entre a forma dada – homem como complexo somático, psíquico e espiritual – e a forma propriamente dita - homem como pessoa. Nesse trajeto, a pessoa, individua substantia, é, simultaneamente, um já e um ainda não, eis que, como categoria principial do Eu sou, orienta integralmente a afirmação da subjetividade, e, como teleológica do humano, aguarda sua realização (nos e) pelos sujeitos, que se constroem no existir para-si e para-outro. O Absoluto, ao qual a dimensão espiritual dos sujeitos se refere, é, por sua vez, quem funda o ser do homem no mundo e com o outro, pois dele escorre a vida, a inteligência, a razão e a consciência de si. Nessa trama, ambos, a pessoa e o Absoluto, são dotados da chamada “positividade originária”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectPessoapt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.subjectAbsolutopt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectPersonpt_BR
dc.subjectHuman beingpt_BR
dc.subjectAbsolutept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleConsiderações sobre a condição do sujeito na antropologia filosófica de Lima Vazpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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