Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1588
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
januacaeligervasiogalvao.pdf940.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Polon, Thelma Lúcia Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4pt_BR
dc.contributor.referee2Burgos, Marcelo Baumann-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.creatorGalvão, Jânua Caeli Gervásio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332239D3pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T18:55:53Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-01T18:55:53Z-
dc.date.issued2012-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1588-
dc.description.abstractThis work, an Education Action Plan (PAE), has as purpose to analyze how school management of two public schools of the Minas Gerais/Brasil, that achieved good results in external evaluations, is part or the Pedagogic Interventional Program (PIP) and from there it analyzes its positive influence in the performance of the students. For that, it was necessary to know better the implementation stage of this policy, applied on the school under the manager’s coordination, involving all school personnel (Teachers and Primary School Experts). Thus, it aims to identify common points in both school contexts that ensures the success of a Public Policy Implementation (PIP), as well as to point the leadership profile and the dimensions of school management seen in schools. The methodology used in this search was the analysis of documents of the pedagogic program, semi structured interviews (with Head Teachers, Teachers and Primary School Experts involved in the PIP development) and school environment observation by in loco visits, where data and information were collected about the relation between the school management action and the good results of students and schools. All work was supported by collection and study of a theoretical background and allusive search to the role of the manager, while member of the school management team, with possibilities to positively intervene in the improvement of teaching quality of the school. All the data show demonstrate there is relevance of the school management’s performance focusing the pedagogic management and efficient and effective implementation of a public policy and in the good results of students and school of the Regional Superintendence of Teaching (SRE) in Nova Era. Therefore, the positive results and its “good practices” in this search have the purpose of improve, adapt and spread the possibilities of a successful pedagogic management.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, um Plano de Ação Educacional (PAE), tem por objetivo analisar como a gestão escolar de duas escolas públicas do Estado de Minas Gerais/Brasil, que alcançaram bons resultados nas avaliações externas, se apropria do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP); e a partir daí, analisar como essa apropriação impacta positivamente no desempenho dos alunos. Para tanto, buscou conhecer melhor a fase de implementação dessa política que se efetiva na escola sob a coordenação do gestor, envolvendo todos os demais atores escolares (Professoras e Especialistas de Educação Básica). Assim, visa identificar condicionantes comuns nos dois contextos escolares pesquisados que garantem o sucesso na implementação da política pública, PIP, bem como apontar o perfil de liderança e as dimensões de gestão escolar evidenciados nas escolas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos relativos ao referido programa, entrevistas semiestruturadas (com Diretoras, Professoras e Especialistas de Educação Básica envolvidos no desenvolvimento do PIP) e ainda observação do cotidiano escolar por meio de visitas in loco, no qual foram levantados dados e informações sobre a relação da ação de gestão escolar e os bons resultados dos alunos e das escolas. Todo o trabalho foi acompanhado por meio de levantamento e estudo de referencial teórico e pesquisas alusivas ao papel do gestor, enquanto membro da equipe de gestão escolar, com possibilidades de intervir positivamente na melhoria da qualidade do ensino da instituição escolar. Os dados encontrados demonstram que há relevância da atuação da gestão escolar com foco na gestão pedagógica na implementação eficaz e eficiente de uma política pública e nos bons resultados dos alunos e da escola. Sendo assim, apresentam-se os resultados positivos traduzidos em “boas práticas” identificadas nessa pesquisa para divulgação, por meio de um projeto, às demais escolas pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) do município de Nova Era/Minas Gerais, com o intuito de aprimorar, adaptar e disseminar as possibilidades de uma gestão pedagógica bem sucedida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectPrograma de Intervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectBons resultados escolarespt_BR
dc.subjectSchool managerpt_BR
dc.subjectPedagogic Interventional Programpt_BR
dc.subjectGood school resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs ações de gestão escolar que garantem o sucesso na implementação de uma política pública e impactam no desempenho dos alunos: experiências de escolas mineiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.