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dc.contributor.advisor1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Saulo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Lamas, Karen Cristina Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorLourenço, George Marcílio Fonte-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T11:15:49Z-
dc.date.available2023-08-17-
dc.date.available2023-08-21T11:15:49Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15782-
dc.description.abstractThe Cognitive Dissonance Theory (CDT) was first presented by Leon Festinger in 1957. Cognitive dissonance is the state of psychological discomfort of a person with discrepant cognitions. This discomfort generates a motivation for the person to use strategies to deal with this dissonance. The first chapter of this work presents the main characteristics of CDT, starting from Festinger's initial proposals and resorting to more recent authors to reflect on the development and current challenges of this theory. In the second chapter, considering the low quality and common conflicts in online interactions, research is presented that aimed to develop a classification system for practices used in internet debates. Comments (N = 438) of two YouTube videos with opposing positions on the scientificity of psychoanalysis were analyzed. With content analyses, the comments were classified in relation to the positioning (Favorable, Contrary or Neutral), type of debate practice (Good Practice, Bad Practice or Both Practices) and the specific type of Bad Practice (Generalisms, Disqualification, Avoidance, Divert and Distortion). In general, the results show similarities between the comments of the two videos, with a predominance of those categorized as favorable and that represent bad debate practices, among which Generalisms and Disqualification prevail. In the context of this work, the categories of Practices Used in Debates are considered as ways that people use to deal with the cognitive dissonance that arises in these activities. At the end, some considerations are offered regarding how the ways of dissonance reduction impact the correction of personal errors and the individual's adaptation to reality.pt_BR
dc.description.resumoA Teoria da Dissonância Cognitiva (TDC) foi apresentada inicialmente por Leon Festinger em 1957. Dissonância cognitiva é o estado de desconforto psicológico de uma pessoa com cognições discrepantes. Esse desconforto gera uma motivação para que a pessoa utilize estratégias para lidar com essa dissonância. O primeiro capítulo deste trabalho apresenta as principais características da TDC, partindo das propostas iniciais de Festinger e recorrendo a autores mais recentes para refletir sobre o desenvolvimento e os desafios atuais dessa teoria. No segundo capítulo, considerando a baixa qualidade e os conflitos comuns nas interações online, é apresentada uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um sistema de classificação de práticas usadas em debates na internet. Comentários (N = 438) de dois vídeos do Youtube com posições opostas sobre a cientificidade da psicanálise foram analisados. Com análises de conteúdo, os comentários foram classificados em relação ao posicionamento (Favorável, Contrário ou Neutro), tipo de prática de debate (Boa Prática, Má Prática ou Ambas as Práticas) e ao tipo específico de Má Prática (Generalismos, Desqualificação, Evitação, Desvio e Distorção). De modo geral, os resultados evidenciam semelhanças entre os comentários dos dois vídeos, com predomínio daqueles categorizados como favoráveis e que representam más práticas de debate, dentre estas prevalecendo Generalismos e Desqualificação. No contexto deste trabalho, as categorias de Práticas Utilizadas em Debates são consideradas como modos que as pessoas utilizam para lidar com a dissonância cognitiva surgida nessas atividades. Ao final, algumas considerações são oferecidas a respeito de como as formas de redução de dissonância impactam a correção de erros pessoais e adaptação do indivíduo à realidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectDissonância cognitivapt_BR
dc.subjectDebatespt_BR
dc.subjectConflitos na internetpt_BR
dc.subjectSocial psychologypt_BR
dc.subjectCognitive psychologypt_BR
dc.subjectCognitive dissonancept_BR
dc.subjectDebatespt_BR
dc.subjectInternet conflictspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePráticas de debate em mídias sociais e dissonância cognitiva: uma proposta de classificaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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