https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15732
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pamelapolicarpopereira.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elias, Gracieli Prado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8750948733441742 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Breno Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1974918137427214 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Camargo, Sérgio Xavier de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2988412641782963 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Pâmela Policarpo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7139751857980488 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:23:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31 | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:23:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15732 | - |
dc.description.abstract | Dental treatments generate fear, anxiety and stress in patients, especially pediatric patients. The feeling of anxiety can alter the regular functioning of the body, increasing blood pressure and respiratory rate, leading to psychological and physical effects on the patients, such as fight-or-flight response and non-collaboration behaviours during dental procedures. Thus, this review aimed to analyze the literature about the use of music as a non-pharmacological tool to reduce anxiety in children undergoing dental treatment. After analyzing scientific articles from Google Academy, Scielo, BIREME and PubMed databases, after being published in Portuguese and English in the last 14 years, addressing the chosen theme, it was possible to conclude that music is considered an effective non-pharmacological method in reducing anxiety in pediatric dentistry patients. And although there are still hardly any studies in the literature regarding this usage, the documented results are already positive and promising. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os tratamentos odontológicos são geradores de medo, ansiedade e estresse nos pacientes, principalmente os pediátricos. A sensação de ansiedade pode alterar o funcionamento regular do organismo, aumentando a pressão arterial e a frequência respiratória, levando o paciente a efeitos psicológicos e físicos, como comportamentos de medo e fuga e a não colaboração durante os procedimentos odontológicos. Dessa forma, esse trabalho de revisão objetivou analisar a literatura sobre a utilização da música como ferramenta não-farmacológica para redução da ansiedade em crianças submetidas ao tratamento odontológico. Após a análise de artigos científicos de base de dados Google Academy, Scielo, BIREME e PubMed, publicados em português e inglês nos últimos 14 anos, abordando a temática escolhida, foi possível concluir que a música é considerada um método não-farmacológico efetivo na redução da ansiedade nos pacientes odontopediátricos. E embora ainda existam poucos estudos na literatura a respeito desse uso, os resultados documentados já são positivos e promissores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Musicoterapia | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Odontopediatria | pt_BR |
dc.subject | Medo | pt_BR |
dc.subject | Music therapy | pt_BR |
dc.subject | Anxiety | pt_BR |
dc.subject | Pediatric dentistry | pt_BR |
dc.subject | Fear | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA | pt_BR |
dc.title | A música no contexto da saúde: ferramenta para redução da ansiedade nos pacientes odontopediátricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License