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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Elias, Gracieli Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750948733441742pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Breno Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974918137427214pt_BR
dc.contributor.referee3Camargo, Sérgio Xavier de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988412641782963pt_BR
dc.creatorPereira, Pâmela Policarpo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139751857980488pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T13:23:31Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-08-14T13:23:31Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15732-
dc.description.abstractDental treatments generate fear, anxiety and stress in patients, especially pediatric patients. The feeling of anxiety can alter the regular functioning of the body, increasing blood pressure and respiratory rate, leading to psychological and physical effects on the patients, such as fight-or-flight response and non-collaboration behaviours during dental procedures. Thus, this review aimed to analyze the literature about the use of music as a non-pharmacological tool to reduce anxiety in children undergoing dental treatment. After analyzing scientific articles from Google Academy, Scielo, BIREME and PubMed databases, after being published in Portuguese and English in the last 14 years, addressing the chosen theme, it was possible to conclude that music is considered an effective non-pharmacological method in reducing anxiety in pediatric dentistry patients. And although there are still hardly any studies in the literature regarding this usage, the documented results are already positive and promising.pt_BR
dc.description.resumoOs tratamentos odontológicos são geradores de medo, ansiedade e estresse nos pacientes, principalmente os pediátricos. A sensação de ansiedade pode alterar o funcionamento regular do organismo, aumentando a pressão arterial e a frequência respiratória, levando o paciente a efeitos psicológicos e físicos, como comportamentos de medo e fuga e a não colaboração durante os procedimentos odontológicos. Dessa forma, esse trabalho de revisão objetivou analisar a literatura sobre a utilização da música como ferramenta não-farmacológica para redução da ansiedade em crianças submetidas ao tratamento odontológico. Após a análise de artigos científicos de base de dados Google Academy, Scielo, BIREME e PubMed, publicados em português e inglês nos últimos 14 anos, abordando a temática escolhida, foi possível concluir que a música é considerada um método não-farmacológico efetivo na redução da ansiedade nos pacientes odontopediátricos. E embora ainda existam poucos estudos na literatura a respeito desse uso, os resultados documentados já são positivos e promissores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectMusic therapypt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectPediatric dentistrypt_BR
dc.subjectFearpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.titleA música no contexto da saúde: ferramenta para redução da ansiedade nos pacientes odontopediátricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



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