Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15708
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiafilgueirasdemendonça.pdf910.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.creatorMendonça, Letícia Filgueiras de-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:59:33Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-08-07T12:59:33Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15708-
dc.description.abstractThis is a Course Completion Work, monograph, which seeks, based on a bibliography review study, to discuss the importance of playing in child development. In the chapters that make up this work, childhood is presented as marked by playing, which involves cultural, social and playful practices experienced in their social group. Playing is seen as a right because, from it, children acquire experiences and experiences, exploring their creativity, imagination, interaction, autonomy and meanings that play acquires for the child who plays. Playing, therefore, is born out of unrealizable desires for the child at that moment, the object gaining prominence, since it, in the act of playing, loses its determining force and is transformed by the child's imagination and creativity, into what the child attributes to. meaning. Within the scope of reflections on play, ludicity is highlighted based on the theoretical postulates of Cipriano Luckesi, who conceptualizes it as a full, internal experience of the subject who experiences it, allowing both children and adults to be fully involved in an activity in a pleasurable way, thus being playful. Finally, it is highlighted what the official documents assure children with regard to playing as a right and the final considerationspt_BR
dc.description.resumoEste é um Trabalho de Conclusão de Curso, monografia, que busca, com base num estudo de revisão de bibliografia, discorrer sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Nos capítulos que compõem este trabalho, a infância é apresentada como marcada pelo brincar, que envolve práticas culturais, sociais e lúdicas vivenciadas em seu grupo social. O brincar é visto como um direito pois, a partir dele, as crianças adquirem experiências e vivências, explorando sua criatividade, imaginação, interação, autonomia e significados que a brincadeira adquire para a criança que brinca. A brincadeira, assim, nasce de desejos irrealizáveis naquele instante pela criança, ganhando destaque o objeto, uma vez que ele, no ato de brincar, perde sua força determinadora e é transformado pela imaginação e criatividade da criança, naquilo para o que a criança atribui significado. No âmbito das reflexões sobre a brincadeira, é destacada a ludicidade a partir dos postulados teóricos de Cipriano Luckesi, que a conceitua como uma experiência plena, interna, do sujeito que a vivencia, possibilitando tanto às crianças quando aos adultos estiverem totalmente envolvidos em uma atividade de forma prazerosa sendo, assim, lúdica. Por fim, é destacado o que os documentos oficiais asseguram às crianças no que se refere ao brincar como um direito e as considerações finaispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do brincar no desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons