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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rochelle Cristina dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorSilva, Thayane Pilar Martins da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-04T12:04:08Z-
dc.date.available2023-08-03-
dc.date.available2023-08-04T12:04:08Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15685-
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the trajectory of the misappropriation of the concept of empowerment, from theory to common sense and to market logic, and thus understand its transformations in usage and meaning, according to its application by femvertising beauty ads. Focusing on the Brazilian context, our purpose is to analyze the contradictions, emptyings and effects of the new meanings that the concept has gained, analyzing it from the point of view of contemporary feminist theory, connecting important concepts and themes that are not yet widely used in Brazil. It is understood that the process at play here is part of the concept of commodity feminism, proposed by Goldman, Heath and Smith (1991), as well as a conversation with the theory of postfeminism, whose greatest exponent is Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) and Angela McRobbie (2006). This is a bibliographic review, which seeks to be inserted in the field of gender studies, cultural studies and contemporary feminist theory.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória de cooptação do conceito de empoderamento, da teoria para o senso comum e para a lógica de mercado, e assim entender suas transformações de uso e sentido, conforme sua aplicação pelo femvertising de beleza. Com foco no contexto brasileiro, busca-se analisar as contradições, esvaziamentos e efeitos da ressignificação que o conceito sofreu, analisando sob o ponto de vista da teoria feminista contemporânea, conectando conceitos e temas importantes que ainda não são tão usados no Brasil. Entende-se que o processo em voga se insere no conceito de feminismo de commodity, proposto por Goldman, Heath e Smith (1991), assim como conversa com a teoria do pósfeminismo, cujo expoente maior é Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) e Angela McRobbie (2006). Trata-se de uma revisão bibliográfica, que busca se inserir no campo dos estudos de gênero, estudos culturais e teoria feminista contemporânea.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectFemvertisingpt_BR
dc.subjectFeminismo de commoditypt_BR
dc.subjectPublicidade de belezapt_BR
dc.subjectEmpowerment, femvertisingpt_BR
dc.subjectCommodity feminismpt_BR
dc.subjectBeauty advertisementspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleSomos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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