Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
erikarohlfspaiva.pdf10.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caetano, Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268pt_BR
dc.contributor.advisor2Oliveira, Pedro-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945855591148052pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Rita-
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia-
dc.creatorPaiva, Érika-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T13:00:14Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-08-01T13:00:14Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680-
dc.description.abstractEste Trabajo de Formación Docente expone una reflexión sobre la experiencia de un proyecto interdisciplinario en Artes Visuales, Música y Teatro, realizado durante la Residencia Docente en la Facultad de Aplicación João XXIII de la Universidad Federal de Juiz de Fora, a lo largo del año 2022. El proyecto, que abordó la creación de indumentaria sonora con estudiantes de 2° año de la Enseñanza Fundamental, abre espacio para pensar en la confección artística y en los aprendizajes posibles al mirar al niño como sujeto creativo y creador, reconociendo el lente adultocéntrico que somos nosotros, los adultos, pues (muchas) veces solemos relacionarnos con ellos. Esta reflexión propone la expresión “criançar”, creada para dar sentido a lo que la obra sugiere como un acto de revisión inventiva de los procesos de creación artística y del arte en la escuela. Más que eso, como un acto de bajar a la tierra y reconocerse con el niño, valorando su cultura y estando dispuesto a aprender de él. En una concepción ética y estética de esta provocación, la obra presenta una escritura performativa que mezcla narrativas, reflexiones y algunos dibujos, con la intención de proponer una lectura más allá.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Formação Docente expõe uma reflexão sobre a experiência de um projeto interdisciplinar em Artes Visuais, Música e Teatro, realizado durante a Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano de 2022. O projeto, que tratou da criação de roupas sonoras com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, abre espaço para pensar o fazer artístico e os aprendizados possíveis ao olhar para a criança enquanto sujeito criativo e criador, reconhecendo a lente adultocêntrica que nós, adultos, por (muitas) vezes utilizamos para nos relacionar com elas. Essa reflexão propõe a expressão criançar, criada para dar sentido ao que o trabalho sugere como ato de revisão inventiva de processos de criação artística e da arte na escola. Mais que isso, como ato de ir junto ao chão e reconhecer-se junto à criança, valorizando sua cultura e se dispondo a aprender com ela. Em uma concepção ética e estética a esta provocação, o trabalho apresenta uma escrita performática que mescla narrativas, reflexões e alguns desenhos, com o intuito de propor uma leitura para além.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectarte educaçãopt_BR
dc.subjectinfânciaspt_BR
dc.subjectprocessos criativospt_BR
dc.subjectentre linguagens das artes visuais, teatro e músicapt_BR
dc.subjecteducación artísticapt_BR
dc.subjectinfanciaspt_BR
dc.subjectprocesos creativospt_BR
dc.subjectdiálogo entre los lenguajes de las artes visuales, el teatro y la músicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleCriançar a arte: artear a vidapt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons