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dc.contributor.advisor1Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/3807644912805450pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Aparecida da-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/2179074414340789pt_BR
dc.creatorOliveira, Ester da Silva Campos de-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T12:41:21Z-
dc.date.available2023-07-14-
dc.date.available2023-07-20T12:41:21Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15615-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo traer reflexiones para la formación de profesionales de la educación sobre una educación democrática y no-violenta a partir del análisis del argumento pedagógico del Jesús histórico. A través de una revisión bibliográfica, rescatamos las nociones de democracia para el fortalecimiento de una sociedad más igualitaria y justa, así como el concepto de no-violencia, reflejado no solo en la oposición a la barbarie, sino en la lucha continua contra las desigualdades sociales. Abordamos el discurso del Jesús histórico desde la perspectiva de la retórica, un segmento de la filosofía concentrado en la persuasión de la audiencia a la que está destinado a través de diversos recursos, aquí presentados los tropos y figuras retóricas. Destacamos la importancia de las técnicas para potenciar la función pedagógica de los argumentos, pero también la criticidad y la sensibilidad, sin las cuales pierde su sentido y no se produce la transformación deseadapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo trazer reflexões para a formação de profissionais da educação acerca de uma educação democrática e não-violenta utilizando uma análise da argumentação pedagógica de Jesus histórico. Através de uma revisão bibliográfica, resgatamos as noções de democracia para o fortalecimento de uma sociedade mais igualitária e justa, bem como o conceito de não-violência, refletido não apenas na oposição da barbárie, mas na luta contínua contra as desigualdades sociais. Abordamos o discurso do Jesus histórico na perspectiva da retórica, segmento da filosofia concentrado na persuasão do auditório ao qual se destina por meio de recursos diversos, aqui apresentados os tropos e figuras retóricas. Destacamos a importância das técnicas para potencializar a função pedagógica das argumentações, mas também a criticidade e sensibilidade, sem as quais perde os sentidos e não produz a transformação desejadapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação não Violentapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectTransformação Socialpt_BR
dc.subjectFiguras Retóricaspt_BR
dc.subjectEducación no Violentapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectTransformación Socialpt_BR
dc.subjectFiguras Retóricaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA argumentação pedagógica de Jesus histórico: uma contribuição para a formação docente na perspectiva de uma educação democrática e não-violentapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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