Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianadepaulamarangonlaier.pdf159.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Raquel Rinco Dutra-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6771197581631594pt_BR
dc.creatorLaier, Tatiana de Paula Marangon-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T12:19:39Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-20T12:19:39Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca explorar a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, com foco na pedagogia da escuta, no espaço como ambiente educador e na importância da documentação como instrumento de reflexão e aprendizagem. Com base nas contribuições teóricas de Loris Malaguzzi e nos estudos de outros autores, foi possível compreender a importância de ouvir as vozes das crianças, valorizar o ambiente como um elemento educador e utilizar a documentação como forma de registro e análise dos processos de aprendizagem. Para isso, esse artigo resgata o histórico de Reggio Emilia e discute a importância da pedagogia da escuta, do espaço como ambiente educador e da documentação como elementos fundamentais para promover uma educação sensível, inclusiva e reflexiva. Por fim, é possível concluir que a abordagem pedagógica de Reggio Emilia oferece uma perspectiva enriquecedora para a educação, colocando a criança como protagonista ativa de seu próprio processo educativo. Ao ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, em que elas possam desenvolver seu potencial e se tornar cidadãos ativos e participativospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReggio Emiliapt_BR
dc.subjectPedagogia da Escutapt_BR
dc.subjectLoris Malaguzzipt_BR
dc.subjectDocumentação Pedagógicapt_BR
dc.subjectAmbiente Educadorpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA abordagem pedagógica em Reggio Emília: ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças para a promoção de uma educação sensível, inclusiva e reflexivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons