https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15597
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvestre, Carina Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1791505264817019 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Bonomo, Larissa de Freitas | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7165040970220720 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maduro, Lauro Cesar da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6457641506522281 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salas, Mabel Miluska Suca | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4323266291394860 | pt_BR |
dc.creator | Bernardo, Ana Cristina Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T11:38:43Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18 | - |
dc.date.available | 2023-07-19T11:38:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15597 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação interprofissional e a prática colaborativa entre profissionais de saúde são estratégias que podem otimizar os serviços de saúde. As competências para a prática colaborativa interprofissional incluem a integração de conhecimentos, habilidades e valores dos profissionais de saúde. O estudo teve como objetivo analisar a colaboração interprofissional em Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFTs), tendo como cenário uma CFT municipal e outra de um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Foram coletados dados de 20 profissionais de saúde por meio de um formulário eletrônico, sendo a escala AITCS II-BR utilizada para medir a colaboração interprofissional. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando o software Jamovi, sendo conduzidas análises descritivas, psicométricas e testes estatísticos (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) para comparar os grupos estabelecidos, a confiabilidade do questionário foi avaliada usando o coeficiente de Alfa de Cronbach. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob número de CAAE 59202022.2.0000.5147. A análise descritiva dos dados gerou pontuações médias para cada dimensão, que foram combinadas para determinar um escore geral de colaboração. O fator de cooperação foi o mais destacado na amostra, indicando sua relevância na colaboração interprofissional. Os escores foram comparados entre a CFT municipal (grupo A) e a CFT do DSEI (grupo B), apresentando resultados significativos nos fatores de cooperação, parceria e escore total de colaboração (valor de p ≤ 0,05). A análise de variância pelo teste de Kruskal-Wallis também mostrou diferenças significativas nestes escores para os grupos avaliados. O estudo ressalta a importância das relações interpessoais e da educação interprofissional na prática colaborativa. Os achados podem contribuir para o fortalecimento do trabalho das CFTs e auxiliar na garantia da qualidade do serviço prestado pelas comissões. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comissão para avaliação de medicamentos | pt_BR |
dc.subject | Assistência farmacêutica | pt_BR |
dc.subject | Relações interprofissionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.title | Competências colaborativas para a atuação interprofissional: percepções dos profissionais de saúde participantes de comissões de farmácia e terapêutica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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