Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15573
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karolinarodriguesmartins.pdf552.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junqueira, Rafael Binato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873223395666402pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda, Mariane Floriano Lopes Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506686386394712pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Bernardo Cesar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5118323801848392pt_BR
dc.creatorMartins, Karolina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413315405339289pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T12:23:18Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-14T12:23:18Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15573-
dc.description.abstractThe Unified Health System (Sistema Único de Saúde [SUS]) has experienced a significant increase in the quality and quantity of services offered to the population, resulting in the need for the insertion of well-prepared generalist professionals. The national curriculum guidelines (diretrizes curriculares nacionais [DCN]) for undergraduate courses were created with the aim of updating and standardizing Brazilian higher education, in order to make it more qualified in terms of teaching, valuing and promoting professional ethics. The DCN for the Dentistry course, updated in 2021, advocate the training of a general dentist, including comprehensive health care. However, it is observed that some institutions focus their curricula on specialties, meeting specific demands and limiting the quality of dental surgeon training for general practice in public health. This heterogeneous organization of the training path can generate different impressions and behavior of students in relation to graduation. Thus, the objective of this study was, through a discussed review of the literature, to understand the perception of dentistry students about the course. Scientific works published between 2012 and 2022, from the Scielo, PubMed and Scopus databases, using the terms in Portuguese, English and Spanish: academic, student, Dentistry, perception, clinical and basic were selected. It was observed that, in relation to the labor market, academics consider it favorable and plan to work as freelancers in private practices. Regarding the basic cycle of the course, there was a perception that biological curricular units such as Pharmacology should be taught concomitantly with the cycle of outpatient care. With regard to the clinical cycle, it was observed that students are aware of the increased responsibility, but the low intake of patients can hinder the exercise of practice. As for extramural internships in the health network, structural difficulties, unhealthy conditions, lack of equipment and instruments were highlighted by the students, which may distance them from the desire to exercise the profession in the public service.pt_BR
dc.description.resumoO Sistema Único de Saúde (SUS) tem experimentado um aumento significativo na qualidade e quantidade de serviços oferecidos à população, resultando na necessidade da inserção de profissionais generalistas bem-preparados. As diretrizes curriculares nacionais (DCN) para os cursos de graduação foram criadas com a finalidade de atualizar e padronizar a educação superior brasileira, de forma a torná- la mais qualificada quanto ao ensino, a valorização e a promoção da ética profissional. As DCN para o curso de Odontologia, atualizadas em 2021, preconizam a formação de um cirurgião-dentista generalista, incluindo a atenção integral à saúde. Entretanto, observa-se que algumas instituições focam seus currículos nas especialidades, atendendo demandas pontuais e limitando a qualidade da formação do cirurgião- dentista para a atuação generalista em saúde pública. Esta organização heterogênea do percurso formativo pode gerar diferentes impressões e comportamentos dos estudantes em relação à graduação. Desta forma, o objetivo neste estudo foi, por meio de uma revisão discutida da literatura, compreender a percepção de acadêmicos de Odontologia sobre o curso. Foram selecionados trabalhos científicos publicados entre os anos de 2012 e 2022, provenientes das bases de dados Scielo, PubMed e Scopus, utilizando-se os temos em português, inglês e espanhol: acadêmico, estudante, Odontologia, percepção, clínico e básico. Observou-se que, em relação ao mercado de trabalho, os acadêmicos o consideram favorável e planejam trabalhar como autônomos em consultórios particulares. Em relação ao ciclo básico do curso, notou- se uma percepção de que unidades curriculares biológicas como Farmacologia deveriam ser ministradas concomitantes ao ciclo de atendimento ambulatorial. No que se refere ao ciclo clínico, observou-se que os alunos são cientes do aumento da responsabilidade, mas a baixa captação de pacientes pode prejudicar o exercício da prática. Quanto aos estágios extramuros na rede de saúde, dificuldades estruturais, insalubridade, ausência de equipamentos e instrumentais foram destacadas pelos estudantes, o que pode os afastar do desejo de exercer a profissão no serviço público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectClínicopt_BR
dc.subjectBásicopt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectClinicalpt_BR
dc.subjectBasicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titlePercepção dos acadêmicos de Odontologia sobre o curso: revisão discutida da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Odontologia - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons