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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Bara, Gilze Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCosta, Estela Loth-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T12:23:37Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T12:23:37Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15559-
dc.description.abstractThe present study aspires to investigate photography and its use understanding that it is necessary to revisit the social intentions inherent to research processes and their development. For this, it goes through a theoretical discussion about the phenomena that involve photography and digital social media followed by a work of analysis of the content of the images. The main objective is to analyze how Mídia NINJA used resources of photoactivism and counter-hegemonic photojournalism in the publication of political agendas through Instagram during the 2018 elections. For this, a documentary type of research is proposed to manage the images of which the photographic message will be analyzed. The project is characterized as a case study of Mídia NINJA's Instagram in the months referring to the 2018 election campaign. It is intended to approach the app Instagram as a technology that promotes changes in the forms of communication, with its possibilities of participation, without losing considering the contradictions that surround it. Furthermore, a survey of the themes evoked in the photographs produced in that period is proposed. It was possible to observe that the photographs published on the Instagram of Mídia NINJA during the electoral period showed equity in the participation of women in popular and institutional politics. Therefore, the present project is justified in investigating new social uses and functions of photography as an instrument of popular communication in politically oriented practices.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo pretende investigar a fotografia e o uso da mesma, compreendendo que é necessário revisitar as intenções sociais inerentes aos processos de pesquisa e seu desenvolvimento. Para isso, passa-se por uma discussão teórica acerca dos fenômenos que envolvem a fotografia e as mídias sociais digitais seguido de trabalho de análise de conteúdo das imagens. O principal objetivo é analisar como a Mídia NINJA utilizou recursos do fotoativismo e do fotojornalismo contra hegemônico na publicação de pautas políticas através do Instagram no período das eleições de 2018. Para isso, propõe-se uma pesquisa do tipo documental para dar conta das imagens das quais serão analisadas a mensagem fotográfica. O projeto se caracteriza como um estudo de caso do Instagram da Mídia NINJA nos meses referentes à campanha eleitoral de 2018. Pretende-se abordar o aplicativo Instagram enquanto uma tecnologia promotora de mudanças nas formas de comunicação, com suas possibilidades de participação, sem perder de vista as contradições que o envolvem. Ademais, propõe-se um levantamento dos temas evocados nas fotografias produzidas naquele período. Foi possível observar que as fotografias publicadas no Instagram da Mídia NINJA no período eleitoral, apresentaram uma equidade na participação da mulher na política popular e institucional. Sendo assim, o presente projeto se justifica em investigar novos usos sociais e funções da fotografia enquanto instrumento de comunicação popular em práticas politicamente orientadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectDigital social networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleFotoativismo e fotojornalismo nas eleições de 2018: contra-hegemonia da mensagem fotográfica no Instagram da Mídia NINJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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