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dc.contributor.advisor1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Bellochio, Cláudia Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fabiany de Cássia Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Del-Ben, Luciana Marta-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorAndrade, Débora-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T11:11:34Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-07-03T11:11:34Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15520-
dc.description.abstractThis is a qualitative research that aimed to understand the relationship of music teachers with the phenomenon of children's vocal out of tune in elementary school choirs in Minas Gerais. To this end, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who work in the field. It was intended to understand their academic background, identify their practices and beliefs around the theme, as well as reveal the dynamics of the field where such practices take place. The information that emerged from the interviews was analyzed based on codification and categorization processes, guided by the work of Bogdan and Biklen (1994) and Farias, Impolcetto and Benites (2020). The history of orpheonic singing in Minas Gerais elementar schools was found, mainly, in the Revista do Ensino, created in 1925 by the Directorate of Education of that state. The literature review referring to the elementary school choir enabled the identification of historical beliefs and practices around the field. Bourdieu's theories helped to understand i) the existing relationships between habitus/capital, field and practice and ii) that habitus is not destiny; theories of children's musical-vocal development presented bases for questioning beliefs such as innate talent, as well as presented pedagogical possibilities for teaching children in the early stages of musical-vocal development. In this research, the thesis defended is that elementary school choral singing, as an expression of music teaching, is a highly complex and contradictory phenomenon, as it suffers from the dispute over the legitimacy of the logic of the artistic field and the logic of the educational field. In this context, vocal selection is an instrument typical of the conservatorial tradition and, therefore, linked to the logic of the artistic field, which ends up being driven by the lack of understanding of the educational field. This means that the two disputed logics unite, by strengthening the practice of vocal selection, whether explicit or veiled.pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa qualitativa que se propôs a entender a relação dos professores de música com o fenômeno da desafinação vocal infantil, em coros escolares de Minas Gerais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores que atuam no campo. Procurou-se entender sua formação, identificar suas práticas e crenças em torno do tema, bem como desvelar a dinâmica do campo onde se dão tais práticas. Os dados foram analisados a partir dos processos de codificação e de categorização, orientados pelos trabalhos de Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). O resgate histórico da prática de canto coletivo, na escola brasileira de Educação Básica, se concentrou mais fortemente nos artigos publicadas na Revista do Ensino, criada em 1925 pela Diretoria da Instrução do Governo de Minas Gerais. O levantamento bibliográfico referente ao coro escolar, sobretudo ao contexto do Canto Orfeônico, viabilizou a identificação de crenças e práticas históricas, em torno do campo. Enquanto as teorias bourdieusianas forneceram bases para a compreensão i) das relações existentes entre habitus/capital, campo e prática e ii) de que habitus não é destino; a literatura dedicada à compreensão do desenvolvimento músico-vocal infantil apresentou bases para o questionamento de crenças como a do talento inato, bem como apresentou possibilidades pedagógicas para o ensino de crianças em estágios iniciais de desenvolvimento músico-vocal. A tese defendida neste trabalho é a de que o canto coral escolar, como expressão do ensino de música, é um fenômeno altamente complexo e contraditório, por sofrer com a disputa pela legitimidade da lógica do campo artístico e da lógica do campo educativo. Nesse contexto, a seleção vocal é um instrumento próprio da tradição conservatorial e, por isso, ligado à lógica do campo artístico, que acaba sendo impulsionada pela falta de compreensão do campo educativo. Em outras palavras, as duas lógicas em disputa se unem, fortalecendo a prática de seleção vocal, sendo ela explícita ou velada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectCoro escolarpt_BR
dc.subjectCoral infantilpt_BR
dc.subjectCriança desafinadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subjectElementary school choruspt_BR
dc.subjectChildren´s choirpt_BR
dc.subjectUncertain singer childpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCoro escolar: crenças e práticas de professores de música de Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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