Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15497
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marinamartinsmattos.pdf4.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Janaína Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.advisor2Dias, Bruno Henriques-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Leonardo Willer de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, João Paulo Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMattos, Marina Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T10:51:09Z-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-06-19T10:51:09Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15497-
dc.description.abstractGovernment policies have been developed in several countries with the aim of decarbonizing power generation and the transport sector. Most Distributed Energy Resources (DERs), charging of Electric Vehicles (EVs), for example, are connected to the power grid through power electronics. The dynamics of the controllers involved in the operation of inverters have an impact on the network to which they are connected. In this way, considering the associated incentives, it becomes strategic to analyze the implementation and connection of DERs, such as electric vehicles, to the electrical system, as well as the evaluation of their impacts. Only by knowing the impacts is it possible to suggest mitigation proposals, thus imposing a revolution in the way distributed generation works. According to the literature, the more EVs connected to the electric grid, the greater the expected impact on undervoltage levels. Given this context, this paper is dedicated to the average modeling of EVs (based on the Nissan Leaf model), in order to validate and deepen their impacts in a distribution network. The energy system chosen for the simulations is a distribution system from Costa Rica due to it is a real system, and it is operating at 60 Hz, 34,5 kV (Medium Voltage) and 0,208 kV (Lower Voltage), approximately 0,6377 MVA rated power and has 17.554,60 meters length. Simulations are to be run in 24 hours using PSCAD/EMTDC software. Dynamic profiles for loads and social behavior of the EVs users will be inserted in the simulation, seeking to reproduce a realistic user’s consumption profile. An analysis of the results considering a substantial insertion of electric vehicles is to be considered. As a possible mitigation proposal for the problems caused by the high penetration of EVs, The Vehicle-to-Grid (V2G) technology is modeled. The proposed management help to mitigated the occurrence of undervoltage caused by the high penetration of EVs in the network. Results are expected to show the importance of active management in modern power systems, especially considering the increase in DERs penetration expected for the coming years. This dissertation shows the importance and the benefits of the V2G technology. The control technology acts to mitigate system undervoltage, serving as an ancillary service for the network, and does not require extra installed infrastructure.pt_BR
dc.description.resumoPolíticas governamentais têm sido desenvolvidas em diversos países com o objetivo de descarbonizar a geração de energia e o setor de transportes. A maioria dos Recursos de Energia Distribuída (REDs), carregamento de Veículos Elétricos (VEs), por exemplo, são conectados à rede elétrica por meio de eletrônica de potência. A dinâmica dos controladores envolvidos na operação de inversores tem impacto na rede à qual estão conectados. Desta forma, considerando os incentivos associados, torna-se estratégico analisar a implantação e conexão de REDs, como veículos elétricos, ao sistema elétrico, bem como a avaliação de seus impactos. Somente conhecendo os impactos é possível sugerir propostas de mitigação, impondo uma revolução na forma como funciona a geração distribuída. De acordo com a literatura, quanto mais VEs conectados à rede elétrica, maior o impacto esperado nos níveis de subtensão. Diante desse contexto, este trabalho é dedicado à modelagem média de VEs (baseados no modelo Nissan Leaf), a fim de validar e aprofundar seus impactos em uma rede de distribuição. O sistema de energia escolhido para as simulações é um sistema de distribuição da Costa Rica por ser um sistema real, e estar operando em 60 Hz, 34,5 kV (Média Tensão) e 0,208 kV (Baixa Tensão), aproximadamente 0,6377 MVA de potência nominal e tem 17.554,60 metros de extensão. As simulações devem ser executadas em 24 horas usando o software PSCAD/EMTDC. Perfis dinâmicos de cargas e comportamento social dos usuários dos VEs serão inseridos na simulação, buscando reproduzir um perfil de consumo realista do usuário. Uma análise dos resultados considerando uma inserção substancial de veículos elétricos deve ser considerada. Como possível proposta de mitigação para os problemas causados pela alta penetração dos VEs, é modelada a tecnologia Vehicleto-Grid(V2G). O gerenciamento proposto ajuda a mitigar a ocorrência de subtensão causada pela alta penetração de VEs na rede. Espera-se que os resultados mostrem a importância da gestão ativa nos sistemas elétricos modernos, especialmente considerando o aumento da penetração dos REDs esperado para os próximos anos. Esta dissertação mostra a importância e os benefícios da tecnologia V2G. A tecnologia de controle atua na mitigação de subtensão do sistema, servindo como um serviço auxiliar para a rede, e não requer infraestrutura extra instalada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão ativa da redept_BR
dc.subjectImpactos em uma rede real de distribuiçãopt_BR
dc.subjectRecursos energéticos distribuídospt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectVehicle-to-gridpt_BR
dc.subjectActive network managementpt_BR
dc.subjectImpacts on a real distribution networkpt_BR
dc.subjectDistributed energy resourcespt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleAnálise e suporte ao controle de tensão de redes de distribuição de baixa tensão com veículos elétricos utilizando tecnologia V2Gpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons