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dc.contributor.advisor1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Lemos, Carolina Teles-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Flavio Augusto Senra-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorVasconcellos, Danilo Souza Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T13:45:49Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T13:45:49Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00026-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15483-
dc.description.abstractThis thesis concerns how the theory of religion implies new ways of studying religion, according to Mark C. Taylor. First, we outline the internal logics of his books, presenting how he receives the thought of deconstruction into theology and develops a non-binary logic of thought, resisting monistic and dualistic options of relation. Second, we demonstrate Taylor's theory of religion by checking how it meshes with the author's work. His main thesis is that religion is most interesting in the places where it is least obvious. At this point, we evaluate whether his theoretical proposal, which articulates deconstruction and complexity, is adequate to the challenges that religion in contemporary times imposes on us. In the third chapter, a encruzilhada. We make an interlude, a pause to reflect, from a decolonial point of view, on Taylor's cultural choices and silences. Here, we propose an exercise of approximation between decolonial theory and Afro-Brazilian religion, presenting alternatives to the Eurocentric thinking. Fourth, we verify the epistemological implications of the theory of religion proposed by Taylor. To do so, we think not only about the cultural analyses that the author makes, but about the way he makes them, what we call an anarcheology of religion. Finally, we dedicate the postlude to an anarcheological exercise of religion on the canvas A Bird Called Innocence by Samuel de Saboia, presenting how the author constructs a kind world in face of a irreparable loss.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese diz respeito a como a teoria da religião implica novos modos de estudar a religião, a partir de Mark C. Taylor. Primeiramente, delineamos as lógicas internas de sua obra, apresentando como ele recepciona o pensamento da desconstrução na teologia e desenvolve uma lógica não binária de pensamento, fugindo às opções monistas e dualistas de relação. Em segundo lugar, demonstramos a teoria da religião de Taylor verificando como ela se conjuga com a obra do autor. Sua principal tese é de que a religião é mais interessante nos lugares em que ela é menos óbvia. Nesse ponto, avaliamos se sua proposta teórica, que articula desconstrução e complexidade, é adequada aos desafios que a religião na contemporaneidade nos impõe. Na terceira parte, uma encruzilhada. Fazemos um interlúdio, uma pausa para refletir, de um ponto de vista decolonial, sobre as escolhas e os silêncios culturais de Taylor. Aqui, propomos um exercício de aproximação entre teoria decolonial e religião afro-brasileira, apresentando alternativas ao pensamento eurocentrado. Em quarto lugar, verificamos as implicações epistemológicas da teoria da religião proposta por Taylor. Para tal, não pensamos somente nas análises culturais que o autor faz, mas no modo como ele as faz, o que chamamos de anarqueologia da religião. A partir dela, propomos novos caminhos para a ciência da religião no Brasil em nível epistemológico e institucional. Por fim, dedicamos o poslúdio a um exercício anarqueológico da religião sobre a tela A Bird Called Innocence de Samuel de Saboia, apresentando como o autor constrói um mundo amável diante de perdas irreparáveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria da religiãopt_BR
dc.subjectEpistemologia da ciência da religiãopt_BR
dc.subjectMark C. Taylorpt_BR
dc.subjectFilosofia da religiãopt_BR
dc.subjectTheory of religionpt_BR
dc.subjectEpistemology of the study of religionpt_BR
dc.subjectMark C. Taylorpt_BR
dc.subjectPhilosophy of religionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOs entrelugares da religião: teoria e epistemologia a partir de Mark C. Taylorpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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