https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15460
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliacanelladasilva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torres, Mariana Cassab | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferrari, Anderson | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eiterer, Carmem Lúcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Silva, Júlia Canella da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T16:02:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30 | - |
dc.date.available | 2023-05-31T16:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15460 | - |
dc.description.abstract | This research was developed in the PPG of UFJF which has as research area the Brazilian education in terms of management and pedagogical practices. As from questions and tensions about the limitations and possibilities of the experience of women chiefs of families in Youth and Adult Education, having as central the need to understand, based on their life history narratives, which meanings and importance the school assumes in their lives at different moments in which they go through, and how their experience and social condition as women and chiefs of families affect their schooling process. Therefore, the general objective was to understand how gender issues cross their school paths from the singular context of their life history narratives, aiming to establish the places represented by school in the lives of these women who return to EJA. As a research methodology, we chose life stories, through interviews with three EJA students, which allowed us to verify in which ways the crossing of gender, race, and class are seen as determinants in their schooling trajectory, both in the context of regular education and in their return to EJA. Issues such as ethno-racial belonging, maternity, and the different forms of violence against women go through their narratives, leading us to conclude that the interruptions and interdictions in their school path are directly relate to their condition and social place as women in a society marked by patriarchy and the social and racial division of classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se desenvolveu no PPG de educação da UFJF que tem como área de pesquisa a educação brasileira no que tange a gestão e as práticas pedagógicas. A partir de questionamentos e tensões acerca das limitações e possibilidades da vivência de mulheres chefes de família na Educação de Jovens e Adultos, tendo como centralidade a necessidade de compreender, a partir de suas narrativas de história de vida, que significados e importâncias a escola assume em suas vidas nos diferentes momentos em que estas se atravessam, e de que forma sua vivência e condição social enquanto mulher e chefe de família afetam seu processo de escolarização. Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral compreender como as questões de gênero atravessam seus percursos escolares a partir do contexto singular de suas narrativas de história de vida, visando estabelecer os lugares representados pela escola na vida destas mulheres que retornam à EJA. Enquanto metodologia de pesquisa elegemos as histórias de vida, através de entrevistas com três educandas da EJA, as quais nos possibilitaram verificar de que formas os atravessamentos de gênero, raça e classe se colocam como determinantes em sua trajetória escolar, tanto no contexto do ensino dito regular, quanto em seu retorno à EJA. Questões como o pertencimento étnico-racial, a maternidade e as diferentes formas de violência contra mulher atravessam suas narrativas, nos levando a concluir que as interrupções e interdições em seu percurso escolar se reportam diretamente à sua condição e ao seu lugar social enquanto mulher em uma sociedade marcada pelo patriarcado e pela divisão social e racial de classes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres chefes de família | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Women chiefs of families | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Life stories | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Mulheres que se contam: histórias de vida e narrativas de educandas chefes de família da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License