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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Lacerda, Wânia Maria Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMauricio, Carolina Leite Cazarim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T15:09:12Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-05-22T15:09:12Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15428-
dc.description.abstractThis work aims to reveal how is the relationship of scholarship students with the new social and educational environment, in a private school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. Full scholarships are offered to students in situations of economic vulnerability who wish to attend high school at the college, with this, the purpose of the research was to analyze the trajectory of this student in this environment that differs from their reality. Ten interviews were carried out with students who were former scholarship holders at the school, exploring points that marked the experience of these scholarship holders, such as the selection process, arrival at school, interaction with new colleagues and teachers, events at the school, the relationship between family with the school and the relationship between the school and their expectations for the future. The investigation carried out was qualitative, through the application of semistructured questionnaires, with emphasis on the construction of sociological portraits, seeking to establish a bridge between the microsociological and the macrosociological. Due to the context, only two interviews were carried out in person, the others were carried out through video calls on applications such as Skype and WhatsApp. With the contribution of the sociology of education, we seek to show a little of what this student lived in college, seeking to affiliate with the new environment and how much this experience was enriching the lives of these scholarship holders, however, we cannot fail to show how much the marks of the are strong in that environment, since, regardless of the will of the project managers, social separation exists within the school, because it exists outside of it.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo revelar como é a relação de alunos bolsistas com o novo meio social e educacional, em um colégio particular da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. São oferecidas bolsas integrais de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade econômica que desejam realizar o ensino médio no colégio, com isso, o intuito da pesquisa foi analisar a trajetória desse aluno neste ambiente que difere de sua realidade. Foram realizadas 10 entrevistas com alunos que foram ex-bolsistas no colégio, explorando pontos que marcaram a vivência desses bolsistas, como a o processo seletivo, a chegada no colégio, a interação com os novos colegas e professores, os eventos no colégio, a relação da família com o colégio e a relação do colégio com suas expectativas de futuro. A investigação realizada foi do tipo qualitativo, através da aplicação de questionários semiestruturados, com ênfase na construção de retratos sociológicos, buscando estabelecer uma ponte entre o microssociológico e o macrossociológico. Devido ao contexto, somente duas entrevistas foram realizadas presencialmente, as demais foram realizadas por meio de chamada de vídeo em aplicativos como Skype e WhatsApp. Com o aporte da sociologia da educação, buscamos mostrar um pouco do que esse aluno viveu no colégio, buscando se afiliar ao novo meio e o quanto essa experiência foi enriquecedora da vida desses bolsistas, entretanto, não podemos deixar de mostrar o quanto as marcas do social se mostram fortes naquele ambiente, uma vez que, independentemente da vontade dos gestores do projeto, a separação social existe no âmbito do colégio, porque existe fora dele.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectAlunos bolsistaspt_BR
dc.subjectEnsino médio privadopt_BR
dc.subjectAfiliação estudantilpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectScholarship studentspt_BR
dc.subjectPrivate high schoolpt_BR
dc.subjectStudent affiliationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAlunos bolsistas em colégio de elite: entre oportunidades e desafiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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