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dc.contributor.advisor1Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Olender, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Lanari, Raul Amaro de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorNascimento, Denismara Eugênia de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T14:53:44Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T14:53:44Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15426-
dc.description.abstractThe dissertation presented analyzes the aggressions and attacks against cultural heritage, through the disappearance of sacred works in religious buildings, which have taken place since the 19th century in Minas Gerais – Brazil. The disappearance of sacred works evidences the embezzlement in the Brazilian cultural collection and especially in the groups that experienced them. The interest in researching disappearances in colonial cities in Minas Gerais arose due to the large number of goods stolen in the state. According to the Jornal Estado de Minas of March 24, 2010, the State Prosecutor's Office for the Defense of Cultural and Tourist Heritage registered about 689 pieces that would no longer be in their place of origin. As a result, these goods became the target of highly specialized gangs, enriching the traffic in art and heritage. This crime is at the top of the list of the biggest trafficking in the world, being recurrent until today and not resulting, for the most part, in the recovery of stolen collections. There is a mixture of pecuniary, cultural and social interests that result in different ways of valuing these objects. To carry out this research, we used as a basis news and publications in printed and electronic newspapers about thefts of sacred works, dealing with their disappearance and, at times, the recovery of these objects. We will also highlight the crime that occurred in the district of Santo Antônio do Rio das Mortes, through interviews carried out with community members. An important study was made possible by thinking of these objects as a follow-up to an identity, the result of the experience of groups that participate in this culture. It is intended, therefore, to understand the impact of these thefts on cultural heritage.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresentada analisa as agressões e atentados contra o patrimônio cultural, por meio do desaparecimento de obras sacras em edificações religiosas, que já acontecem desde o século XIX, em Minas Gerais – Brasil. O desaparecimento de obras sacras evidencia o desfalque no acervo cultural brasileiro e, principalmente, nos grupos que as vivenciavam. O interesse em pesquisar os desaparecimentos em cidades coloniais mineiras surgiu em função do grande número de bens subtraídos no Estado. Segundo o jornal Estado de Minas, de 24 de março de 2010, a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico registrou cerca de 689 peças que não estariam mais em seu local de origem. Com isso, esses bens passaram a ser alvo de quadrilhas altamente especializadas, enriquecendo o tráfico de arte e patrimônio. Esse crime está no topo da lista dos maiores tráficos do mundo, sendo recorrente até os nossos dias e não resultando, em sua maioria, na recuperação dos acervos furtados. Há uma mistura de interesses pecuniários, culturais e sociais, que redundam nas diferentes formas de valorização desses objetos. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como base notícias e publicações em jornais impressos e eletrônicos sobre furtos de obras sacras, tratando do seu desaparecimento e, por vezes, da recuperação desses objetos. Iremos, também, dar destaque ao crime ocorrido no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes através de entrevistas realizadas com membros da comunidade. Viabilizou-se um estudo importante ao se pensarem esses objetos como segmento de uma identidade, fruto da vivência de grupos, que participam dessa cultura. Pretendemos, portanto, perceber o impacto desses furtos para o patrimônio cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObra sacrapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectSacred workpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleNos altares do crime: obras sacras em estado de alerta – Minas Gerais (1998-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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