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dc.contributor.advisor1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Xavier Filha, Constantina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Marcos Lopes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorSilva, Apolônia de Jerusalém Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T15:12:33Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-05-18T15:12:33Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15402-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the formation of gender and sexuality relations in Pedagogy teacher training courses at three federal institutions of higher education in the state of Minas Gerais, Brazil, namely the Federal University of Viçosa (UFV), the Federal University of Ouro Preto (UFOP), and the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), through focus group discussions with students and interviews with course coordinators. Informed by post-structuralist perspectives on gender, sexuality, and education, as well as Foucauldian studies, the guiding question of this work is: What do Pedagogy teacher training students at these three federal universities in Minas Gerais say about the problematization of gender and sexuality relations in their education? In this thesis, it is demonstrated that teacher training is marked by a process of subject and subjectivity construction, in which students are subjected to gender and sexuality discourses that shape and construct them as teachers. These subjectivities are constructed within certain historical contexts and processes that enable individuals to question their thoughts and attitudes in order to provoke change. Thus, the experience of teacher training as a technology of subjectivization allows students to rethink their ways of being and acting, leading to discomfort and questioning, as well as constructing narratives marked by processes of experiences and self-constitution.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto de investigação problematizar a formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de Licenciatura em Pedagogia presentes em três instituições federais de ensino superior mineiras, sendo elas: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir de rodas de conversa com estudantes e entrevistas com os(as) coordenadores(as) desses cursos. Por meio de aproximações com as perspectivas pósestruturalistas das relações de gênero, sexualidades e educação, bem como com os estudos Foucaultianos, tomo como questão que orienta este trabalho: o que dizem estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de três universidades federais mineiras sobre a problematização das relações de gênero e sexualidades em sua formação? Nesta tese, demonstro que a formação docente é marcada por um processo de construção de sujeitos e subjetividades, em que as estudantes são subjetivadas a partir dos discursos de gênero e sexualidades que as atravessam e as constroem enquanto docentes. Subjetividades construídas em determinados contextos e tempos históricos. Processos que possibilitam aos sujeitos colocar sob suspeita seus pensamentos e atitudes, a fim de suscitar mudanças. Logo, a experiência da formação docente enquanto tecnologia de subjetivações possibilita que as estudantes repensem os seus modos de ser e agir, permitindo incômodos e questionamentos, além de construir narrativas marcadas por processos de experiências e de constituição de si mesmas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLicenciatura em pedagogiapt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPedagogy degreept_BR
dc.subjectSexualitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMovimentos de formação docente: relações de gênero e sexualidades em cursos de Licenciatura em Pedagogia de três instituições federais mineiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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