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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Patrícia Nora de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Sandra Regina Bruttos Gattolin de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Claudia Hildsdorf-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Rogério de Souza Sérgio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorFerreira, Maria Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T14:52:42Z-
dc.date.available2023-04-14-
dc.date.available2023-04-19T14:52:42Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15293-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente tese investigou o potencial da Realidade Aumentada no Ensino e na Aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira a curto e longo prazo. No plano teórico, o estudo fundamentou-se nos pressupostos da Cognição Corporificada (Embodied Cognition) que concebe a mente e nossas experiências corporais com o mundo externo elementos centrais no processamento e aquisição de conhecimento. A tese apresenta também uma reflexão teórica sobre o papel do movimento corporal nos métodos e nas abordagens de ensino de línguas estrangeiras, com foco no ensino e aprendizagem de vocabulário. No âmbito metodológico, para este estudo de abordagem quali-quanti, dois ambientes foram implementados, um ambiente em Realidade Aumentada e outro ambiente Hipermídia em Desktop a fim de investigarmos, isolada e comparativamente, suas contribuições para a aprendizagem e a retenção do vocabulário de inglês como LE a curto e a longo prazo. O experimento foi aplicado a um grupo de 30 alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para Internet do Instituto Federal do Rio de Janeiro, divididos em grupo experimental, exposto ao ambiente em Realidade Aumentada, e grupo controle, exposto ao ambiente Hipermídia em Desktop. Esse experimento também considerou os diferentes níveis de proficiência dos alunos do grupo experimental, nível elementar e intermediário. Para efeitos de análise, foram usados os dados gerados por meio de teste de nivelamento em língua inglesa, testes de vocabulário, questionário de identificação, questionário de avaliação dos ambientes testados e entrevista individual. Os resultados obtidos revelam que o ambiente em Realidade Aumentada pode contribuir significativamente para o aprendizado de vocabulário tanto a curto quanto a longo prazo, com destaque para os alunos de nível intermediário que foram os que mais se beneficiaram do ambiente testado devido ao maior conhecimento linguístico desse grupo. Na condição comparativa, os resultados também revelaram que ambos os grupos, controle e experimental, se beneficiaram dos ambientes aos quais foram expostos. No entanto, o ganho de aprendizagem do grupo experimental, exposto à Realidade Aumentada, foi superior na aprendizagem e retenção das palavras-alvo, já que esta possibilitou, além da combinação e a integração de diferentes modalidades, o uso do movimento corporal. Esta pesquisa exploratória aponta, assim, a relevância do uso da Realidade Aumentada no ensino e na aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira, segundo uma abordagem corporificada que promove maior engajamento cognitivo do aprendiz no aprendizado por meio do uso do corpo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de vocabuláriopt_BR
dc.subjectHipermodalidade cognição corporificadapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA realidade aumentada no ensino e na aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira na perspectiva da cognição corporificadapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguística (Teses)



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