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dc.contributor.advisor1Nascimento, Denise da Silva Menezes do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kaefer, José Ademar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Berlesi, Josué-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCarmo, Matheus da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T15:07:31Z-
dc.date.available2023-04-03-
dc.date.available2023-04-03T15:07:31Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15255-
dc.description.abstractThe pan-Israelite ideology, originally created in the Kingdom of Israel during the 8th century BC, had the function of providing an entire ideological and legitimizing apparatus for a supposed political union between Israel and Judah, by eliminating the differences between the two kingdoms and exhorting the similarities, in order to create a unified identity. To do so, the memory of a golden era is created, in which Israel and Judah would be united under a prosperous kingdom. Such memory initially develops under the aegis of Northern Israel, which, during the second half of the 8th century BC, had a clear goal of conquering Judah. In a second moment, such memory was appropriated by Judah, aiming to legitimize the conquest of the territories that previously belonged to the Kingdom of Israel, at the end of the 7th century BC, under the government of Josiah (648-609 BC). At this moment, such pan-Israelism was enriched with a whole literary body organized by the Deuteronomist school, in order to create the tradition of a utopic Unified Kingdom between Israel and Judah, governed by the Judaist King David. Finally, the pan-Israelite ideology was essential for the maintenance of the identity formed by the groups exiled from Babylon at the 6th century BC, since the Israelite and Judaist traditions were amalgamated, with the intention of forming what would later be Judaism. This study aims to analyze the internal development of pan-Israelism in the societies of Judah and Israel, as well as to understand its development in the captive community in Babylon. In order for such a study to be carried out, it seeks to understand how those in power made use of that ideological apparatus to legitimize a process of military and territorial conquest, and also to understand how the idea of a unified Pan-Israel became the basis for the nascent exilic Judaism. It seeks to understand the development of pan-Israelism throughout those three moments, as well as to trace the inherent continuity lines throughout its application and experiencing processes in such a context.pt_BR
dc.description.resumoA ideologia pan-israelita, criada originalmente no Reino de Israel durante o século VIII a.C., tinha a função de fornecer todo um aparato ideológico e legitimatório para uma pretensa união política entre Israel e Judá, eliminando as diferenças entre os dois reinos e exaltando as semelhanças, a fim de criar uma identidade unitária. Para isso, cria-se a memória de uma época de ouro, na qual Israel e Judá estariam unidos em um reino de prosperidade. Tal memória se desenvolve, num primeiro momento, sob a égide de Israel Norte, que, na segunda metade do século VIII a.C., tinha objetivos claros de conquistar Judá. Num segundo momento, tal memória foi apropriada por Judá, que desejava legitimar a conquista dos territórios outrora pertencentes ao Reino de Israel, no final do século VII a.C., sob o governo de Josias (648-609 a.C.). Aqui, esse pan-israelismo foi enriquecido de todo um corpo literário organizado pela escola deuteronomista para criar a tradição de um Reino Unido utópico entre Israel e Judá, governado pelo judaíta Davi. Por fim, a ideologia pan-israelita foi fundamental para a manutenção identitária formada pelos grupos exilados na Babilônia, no século VI a.C., uma vez que as tradições israelitas e judaítas foram condensadas com a intenção de formar aquilo que posteriormente seria o judaísmo. O trabalho busca analisar o desenvolvimento interno do panisraelismo nas sociedades de Judá e Israel, além de entender o seu desenvolvimento na comunidade cativa na Babilônia. Com o intuito de que tal estudo seja efetuado, busca-se entender como o poder fez uso de tal aparato ideológico para legitimar um processo de conquista militar e territorial, assim como entender a forma como a ideia de um Pan-Israel unido foi base para o judaísmo nascente exílico. Procura-se entender o desenvolvimento do panisraelismo ao longo desses três momentos, bem como traçar linhas de continuidade inerentes ao longo de seu processo de aplicação e vivência nesse contexto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectIsraelpt_BR
dc.subjectJudápt_BR
dc.subjectPan-israelismopt_BR
dc.subjectAntiquitypt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectIsraelpt_BR
dc.subjectJudahpt_BR
dc.subjectPan-Israelismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleIsrael e Judá como um só povo: a formação da ideologia pan-israelita entre os séculos VIII a.C. e VI a.Cpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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