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dc.contributor.advisor1Duriguetto, Maria Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797680D5pt_BR
dc.contributor.referee1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee2Eiras, Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707327D8pt_BR
dc.creatorMelo, Carolina Morais Simões de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498917P9pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-28T11:55:16Z-
dc.date.available2016-05-16-
dc.date.available2016-06-28T11:55:16Z-
dc.date.issued2015-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1524-
dc.description.abstractThe present work seeks to understand how public policies of professional qualification and preparation for work allows insertion of poor youth to work and how they influence their trajectories of life. For this, it analyzes a municipal program of professional training for young people 14-17 years of the Juiz de Fora city within the Social Assistance which aims to prepare young people for the labor market through the learning model. The changes within the production from the 1990s generate significant changes in the workplace and in social life, generating increasing poverty and the reconfiguration of education for work, driven by the demands of capital. In this process, the poor young people become the target of anti-poverty policies and vocational training under the aegis of repression and control. The research seeks to understand how young people are prepared to work through this learning program, as they build their careers and their life projects from that insertion and the limits and possibilities that are within the parameters of their social class.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender de que forma as políticas públicas de qualificação profissional e preparação para o trabalho possibilitam a inserção dos jovens pobres no trabalho e como influenciam em suas trajetórias de vida. Para isso, analisa um programa municipal de qualificação profissional para jovens de 14 a 17 anos do município de Juiz de Fora inserido na Assistência Social que tem como objetivo a preparação de jovens para o mercado de trabalho através do modelo de Aprendizagem. As mudanças ocorridas no âmbito da produção a partir da década de 1990 geram alterações significativas no mundo do trabalho e na vida social, gerando o aumento da pobreza e a reconfiguração da educação para o trabalho, orientada pelas demandas do capital. Nesse processo, os jovens pobres passam a ser alvo de políticas de combate à pobreza e de formação profissional, sob a égide da repressão e do controle. A pesquisa busca compreender como os jovens são preparados para o trabalho através deste programa de aprendizagem, como constroem suas trajetórias e seus projetos de vida a partir dessa inserção e quais os limites e possibilidades que encontram dentro do parâmetro de sua classe social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectSocial Assistancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleEducação para o trabalho: a formação profissional de jovens pobrespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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