Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15220
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
americozillegabrieldealmeida.pdf9.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Pedro Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Pedro Machado de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Janaína Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncílio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorAlmeida, Américo Zille Gabriel de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T11:28:41Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-22T11:28:41Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15220-
dc.description.abstractThis work presents a control strategy for a modular multilevel converter used to drive a marine propulsion system based on a permanent magnet synchronous motor. Initially, a review of the main architectures of electrical energy distribution in alternating current and direct current for naval applications is made. The mathematical model of the modular multilevel converter is presented, as well as the control strategies for the suppression of circulating currents and energy balance between converter arms. Additionally, the algorithm used to equalize the dc voltages of the submodules of the converter is shown. Next, the dynamic models of the motor-propeller set are presented and its strategy for controlling the speed of the permanent magnet motor used to drive the propeller is discussed. Altough the propulsion system is driven with variable speed, all controllers are designed in the synchronous coordinate frame. Results of digital simulations obtained with the PSIM program are used to validate the modeling and control strategies implemented for dierent operating conditions of the systempt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma estratégia de controle para um conversor multinível modular usado no acionamento de um sistema de propulsão naval baseado em motor síncrono de ímãs permanentes. Inicialmente é feita uma revisão das principais arquiteturas de distribuição de energia elétrica em corrente alternada e corrente contínua para aplicações navais. O modelo matemático do conversor multinível modular é apresentado, bem como as estratégias de controle para a supressão das correntes circulantes e balanço da energia entre braços do conversor. Adicionalmente, é mostrado o algorítimo usado para equalizar as tensões cc dos submódulos do conversor. Em seguida são apresentados os modelos dinâmicos do conjunto motor-hélice e discutida sua estratégia de controle de velocidade do motor de ímãs permanentes usado para acionar o hélice. Embora o sistema de propulsão seja acionado com velocidade variável, todos os controladores são projetados no referencial de coordenadas síncrono. Resultados de simulações digitais obtidos com o programa PSIM são utilizados para validar a modelagem e as estratégias de controle implementadas para diferentes condições de operação do sistema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConversor multinível modularpt_BR
dc.subjectAcionamento de velocidade variávelpt_BR
dc.subjectMotor síncrono de ímãs permanentespt_BR
dc.subjectModular multilevel converterpt_BR
dc.subjectAdjustable speed drivept_BR
dc.subjectPermanent magnet synchronous motorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleControle de conversor multinível modular para acionamento de um sistema de propulsão naval baseado em motor síncrono de ímãs permanentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons