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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Gurgel, Claudio Roberto Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMonteiro Junior, René Campos Teixeira-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-14T10:26:07Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-14T10:26:07Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00265-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15178-
dc.description.abstractHigher education in administration has shown, since its genesis, a tendency toward technicism. It emerged to meet a demand for trained and technical professionals in the public sector, but it replicates this idea in the private sector. This characteristic can be found up to the present day, with the administrator having, in general, a purely technical education that often does not represent the concrete reality of the country. In counterpoint to these issues, approaches that incorporate a more critical perspective of reality have arisen, but their use is infrequent in higher education in administration. Thus, the central object of this research is to identify how professors of business administration courses have conducted the subjects they teach, in terms of criticality. To this end, a qualitative research was carried out, with interviews directed at professors who teach specific subjects in the administration course. For accessibility reasons, the research was carried out specifically in the city of Juiz de Fora - MG. It is assumed, however, that what was found is not exclusive to the institutions researched, and may be similar to what is found in other locations. The data analysis was carried out through the pattern matching of the interviewees' answers with the theoretical framework. Thus, it was possible to delineate that the teaching in administration, in its great majority, is based exclusively on technical and instrumental aspects, and that the perception of the teachers about a possible critical pedagogy occurs in a confusing way, being attributed to this training aspects closer to a traditional pedagogy than to a critical one in fact.pt_BR
dc.description.resumoO ensino superior em administração tem demonstrado, desde sua gênese, uma tendência para o tecnicismo. Surgiu para atender uma demanda por profissionais capacitados e técnicos no setor público, porém replica essa ideia para o setor privado. Tal característica pode ser encontrada até os dias atuais, tendo, em geral, o administrador uma formação puramente técnica e que muitas vezes não representa a realidade concreta do país. Em contraponto dessas questões, surgiram abordagens que incorporam uma perspectiva mais crítica da realidade, sendo seu uso, porém, pouco frequente nas cadeiras do ensino superior em administração. Desse modo, o objeto central da pesquisa é o de identificar como os professores do curso de administração têm conduzido as disciplinas que ministram, em termos de criticidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas direcionadas aos professores que lecionam matérias específicas do curso de administração. Por uma questão de acessibilidade, a investigação foi realizada especificamente na cidade de Juiz de Fora – MG. Pressupõe-se, todavia, que o que foi encontrado não seja exclusivo das instituições pesquisadas, podendo ser similar ao que se verifica em outros locais. A análise dos dados foi efetuada através do emparelhamento (pattern matching) das respostas dos entrevistados com o referencial teórico. Desse modo, foi possível então delimitar que o ensino em administração, em sua grande maioria, está pautado exclusivamente em aspectos técnicos e instrumentais e que a percepção dos professores sobre uma possível pedagogia crítica ocorre de forma confusa, sendo atribuída a essa formação aspectos mais próximos de uma pedagogia tradicional do que crítica de fato.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectFormação críticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.subjectCritical trainingpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO ensino da administração em Juiz de Fora: uma análise de sua (a)criticidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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