Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardobertholdodeassis.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781301J6pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Frederico da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785626T5pt_BR
dc.creatorAssis, Leonardo Bertholdo de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386249U9pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T21:29:34Z-
dc.date.available2016-05-16-
dc.date.available2016-06-27T21:29:34Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516-
dc.description.abstractThis study aims to observe and analyze how exploratory activities can contribute to the formation of the statistical user, which is a critical and active citizen on statistical information. The work is theoretically grounded in aspects of Statistics Education, focusing on statistics skills: statistical literacy, statistical reasoning and statistical thinking. The field research was conducted with Management Course students who had already studied the basic Statistics course before. Three activities to verify the development of skills in students by analyzing the records of the resolutions were applied. The results point to a positive development, especially of statistical thinking, which we consider essential for the formation of the statistical user.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo observar e analisar como atividades exploratórias podem contribuir para a formação do usuário de Estatística, que deve ser um cidadão crítico e ativo diante de informações estatísticas. O trabalho fundamentou-se teoricamente em aspectos da Educação Estatística, com foco nas competências estatísticas, literacia estatística, raciocínio estatístico e pensamento estatístico. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do curso de Administração que já haviam estudado a disciplina Estatística básica anteriormente. Foram aplicadas três atividades para a verificação do desenvolvimento das competências nos alunos através da análise dos registros das resoluções. Os resultados obtidos apontam positivamente para o desenvolvimento, principalmente do pensamento estatístico, que julgamos essencial para a formação do usuário de estatística.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsuário de Estatísticapt_BR
dc.subjectCompetências estatísticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.subjectAtividades exploratóriaspt_BR
dc.subjectStatistical userpt_BR
dc.subjectStatistical skillspt_BR
dc.subjectEducational statisticspt_BR
dc.subjectExploratory activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA formação do usuário de estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratóriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.