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dc.contributor.advisor1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Sara Rodrigues Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800877031634274pt_BR
dc.creatorSouza, Cínthia Guimarães-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T12:14:07Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-02-28T12:14:07Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15126-
dc.description.abstractThis is a Final paper on the method of Maria Montessori, an Italian educator who had her own process to teach children in a playful way to develop. Montessori worked a lot with children's autonomy, working with concrete materials that stimulate concentration, imagination, creativity, gross and fine motor coordination, balance, among many other things. For this, Montessori created Casa dei Bambini and began to teach children who had difficulties to develop. His work did well and became a huge success. Nowadays there are several schools that followed his method, people who adapted things at home and his method became a reference in the field of education. This work was focused on the Early Education stage, where in addition to bibliographical research, observations were also made in children, interviews and records in a private Montessorian school located in Juiz de Fora, MG. The Montessori classroom is divided into five areas, namely Mathematics, Language, Sensory, Cosmic Education and Practical Life. We will know more about each area and about the Montessori method in this work.pt_BR
dc.description.resumoEste é um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o método de Maria Montessori, uma educadora italiana que tinha seu próprio processo para ensinar as crianças de uma forma lúdica a se desenvolverem. Montessori trabalhava muito com a autonomia das crianças, trabalhando com materiais concretos que estimulavam a concentração, imaginação, criatividade, coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, entre várias outras coisas. Para isso, Montessori criou a Casa dei Bambini e começou a ensinar as crianças que tinha dificuldades para se desenvolver. Seu trabalho se deu de forma positiva e se tornou um grande sucesso. Hoje em dia há várias escolas que seguiram seu método, pessoas que adaptaram as coisas em casa e seu método se tornou uma referência na área da educação. Este trabalho foi focalizado na etapa da Educação Infantil, onde além de ter sido realizado pesquisas bibliográficas, também foi feito observações em crianças, entrevistas e registros em uma escola privada Montessoriana situada em Juiz de Fora, MG. A sala de aula Montessoriana é dividida em cinco áreas, sendo elas, Matemática, Linguagem, Sensorial, Educação Cósmica e Vida Prática. Conheceremos mais sobre cada área e sobre o método de Montessori neste trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.subjectEarly Educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleNão preciso de ajuda, eu consigo fazer sozinho: a autonomia das crianças, educação infantil e método montessoript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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