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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorNogueira, Maiara Silva-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T12:03:34Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-02-28T12:03:34Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15123-
dc.description.abstractThis work presents results of an investigation about Inclusive Education and initial teacher training, in the degree course in Pedagogy, offered by the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). For that, a qualitative research was carried out, using as data collection strategies the bibliographical analysis on the concept of inclusion in education; analysis of documents, namely: the National Curriculum Guidelines for the higher education course in Pedagogy and the curricular organization of the Pedagogy course, and the application of a questionnaire via Google forms, for students of the last two periods of the Pedagogy course at UFJF. The article also dialogues with the proposal of a transversal training, so that it can contemplate Inclusive Education in an effective work, since, as the research results indicate, the spaces for this discussion are restricted to the discipline of Education and Diversity I and Brazilian Sign Language, making this training sometimes superficial and fragmented, making the process of school inclusion impossible and/or difficult.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma investigação em torno da Educação Inclusiva e formação inicial de professores, no curso de licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como estratégias de coleta de dados a análise bibliográfica sobre o conceito de inclusão em educação; análise de documentos, quais sejam: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso superior em Pedagogia e a organização curricular do curso de Pedagogia e, a aplicação de um questionário via Google forms, para estudantes dos dois últimos períodos do curso de Pedagogia da UFJF. O artigo dialoga também com a proposta de uma formação transversal, de forma que possa contemplar a Educação Inclusiva em um trabalho efetivo, visto que, como nos indica os resultados da pesquisa, os espaços para esta discussão encontram-se restritos as disciplina de Educação e Diversidade I e Língua Brasileira de Sinais, fazendo com que essa formação, seja por vezes, superficial e fragmentada, impossibilitando e/ou dificultando o processo de inclusão escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPedagogia UFJFpt_BR
dc.subjectInclusive education and pedagogy UFJFpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy UFJFpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleInclusão em educação e formação de professores: o curso de pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora em focopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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