https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15109
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carolinacaniatoportes.pdf | 557.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0792955379609832 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gutierrez, Luciana Gonçalves de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Portes, Carolina Caniato | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T10:43:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22 | - |
dc.date.available | 2023-02-24T10:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15109 | - |
dc.description.abstract | This study intends to analyze the document entitled “Programaê!: a guide for the construction of computational thinking”, created by Fundação Telefônica Vivo in partnership with Fundação Lemman. The guide aims to disseminate the computational thinking and digital culture in the brazilian public schools, through the aforementioned document. It presents a historical and theoretical perspective on the subject, as well as offering lesson plans for the application of the content. From a debate on the presence of digital technologies in schools, this investigation aims to understand the potential and the consequences of the guide as a proposal for pedagogical practices formulated by the private sector for public education, as well aims to identify the theoretical and the possible implications for human formation in public schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende analisar o documento intitulado “Programaê!: um guia para a construção do pensamento computacional”, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Lemman. O programa tem por objetivo a disseminação do pensamento computacional e cultura digital nas escolas públicas brasileiras, através do referido documento que apresenta uma perspectiva histórica e teórica sobre o tema, bem como a oferta de planos de aula para aplicação do conteúdo. A partir de um debate sobre a presença das tecnologias digitais na escola, surge esta investigação que busca compreender quais são as potencialidades e os desdobramentos do programa enquanto proposta de práticas pedagógicas formulados pela iniciativa privada para o ensino público, bem como identificar os fundamentos teóricos e as possíveis implicações para a formação humana na escola pública. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguagem computacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Sociedade unidimensional | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
dc.subject | Tecnologies inside the school | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.subject | Dimensional society | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | O pensamento computacional e a cultura digital na educação básica: uma análise sobre o programaê! um guia para a construção do pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License