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dc.contributor.advisor1Martins, André Silva-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0792955379609832pt_BR
dc.contributor.referee1Gutierrez, Luciana Gonçalves de Paiva-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorPortes, Carolina Caniato-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T10:43:27Z-
dc.date.available2022-08-22-
dc.date.available2023-02-24T10:43:27Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15109-
dc.description.abstractThis study intends to analyze the document entitled “Programaê!: a guide for the construction of computational thinking”, created by Fundação Telefônica Vivo in partnership with Fundação Lemman. The guide aims to disseminate the computational thinking and digital culture in the brazilian public schools, through the aforementioned document. It presents a historical and theoretical perspective on the subject, as well as offering lesson plans for the application of the content. From a debate on the presence of digital technologies in schools, this investigation aims to understand the potential and the consequences of the guide as a proposal for pedagogical practices formulated by the private sector for public education, as well aims to identify the theoretical and the possible implications for human formation in public schools.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar o documento intitulado “Programaê!: um guia para a construção do pensamento computacional”, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Lemman. O programa tem por objetivo a disseminação do pensamento computacional e cultura digital nas escolas públicas brasileiras, através do referido documento que apresenta uma perspectiva histórica e teórica sobre o tema, bem como a oferta de planos de aula para aplicação do conteúdo. A partir de um debate sobre a presença das tecnologias digitais na escola, surge esta investigação que busca compreender quais são as potencialidades e os desdobramentos do programa enquanto proposta de práticas pedagógicas formulados pela iniciativa privada para o ensino público, bem como identificar os fundamentos teóricos e as possíveis implicações para a formação humana na escola pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia nas escolaspt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectSociedade unidimensionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectTecnologies inside the schoolpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectDimensional societypt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO pensamento computacional e a cultura digital na educação básica: uma análise sobre o programaê! um guia para a construção do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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