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dc.contributor.advisor1Perdigão, Denis Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Juliana Goulart Soares do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Nathalia Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118pt_BR
dc.creatorSantiago, Alice Procópio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T11:53:42Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-02-17T11:53:42Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15101-
dc.description.abstractStaff turnover is a constant concern for many organizations, as it entails costs and loss of skilled labor. In view of this, the present work sought to discover the main causes of turnover in the telemarketing sector from the point of view of former employees of the sector. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with eight former telemarketing operators in the city of Governador Valadares/MG. The objectives of this study were: to describe the determining factors for the increase in turnover, from the perspective of the interviewees, to compare the factors presented with those that already appear in the literature and to analyze the perception of the employees in relation to the experience lived in the sector. The main results found are related to stress in the work environment, pressure for goals, managers' behavior and low pay. The experiences described by the interviewees demonstrated the relevance of stress in this sector, since it was one of the main factors responsible for the demotivation of employees and, consequently, dismissal. The factors found are under the control of the management, therefore, the turnover in the sector can be controlled with new management policies of the companies.pt_BR
dc.description.resumoA rotatividade de pessoal é uma preocupação constante de diversas organizações, por acarretar custos e perda de mão de obra qualificada. Diante disso, o presente trabalho buscou descobrir as principais causas da rotatividade no setor de telemarketing pelo ponto de vista de ex-funcionários do setor. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-atendentes de telemarketing da cidade de Governador Valadares/MG. Os objetivos deste trabalho foram: descrever os fatores determinantes para o aumento do turnover, a partir da visão dos entrevistados, comparar os fatores apresentados com os que já constam na literatura e analisar a percepção dos funcionários em relação a experiência vivida no setor. Os principais resultados encontrados estão relacionados ao estresse no ambiente de trabalho, pressão por metas, comportamento dos gestores e baixa remuneração. As experiências descritas pelos entrevistados demonstraram a relevância do estresse nesse setor, visto que foi um dos grandes responsáveis pela desmotivação dos colaboradores e consequentemente demissão. Os fatores encontrados se encontram sob o controle da gestão, portanto, a rotatividade no setor pode ser controlada com novas políticas de gestão das empresas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectCall Centerpt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectEx-funcionáriospt_BR
dc.subjectTurnoverpt_BR
dc.subjectFormer employeespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleRotatividade de pessoal: principais causas apresentadas por ex-funcionários do setor de telemarketing de Governador Valadarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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