Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ludmilarezendemoreira.pdf494.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.creatorMoreira, Ludmila Rezende-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T11:44:50Z-
dc.date.available2022-08-18-
dc.date.available2023-02-15T11:44:50Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086-
dc.description.abstractDigital games have been gaining notoriety as a pedagogical support in the teaching and learning process in research in the field of Education. The objective of this work was to investigate the role of digital games in science education. The theoretical framework is based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The methodology adopted was the bibliographic research followed by a questionnaire in order to verify the perceptions of teachers about digital games in science education. The research had the participation of teachers who work in Basic Education in a medium-sized city in Brazil. The results point to contributions of digital games to the scientific literacy of students identified both in the bibliographic research and in the perception of teachers.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos digitais vêm ganhando notoriedade como suporte pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem em pesquisas na área da Educação. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel dos jogos digitais na educação em ciências. O referencial teórico baseia-se nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica seguida por questionário com intuito de verificar as percepções de docentes acerca dos jogos digitais na educação em ciências. A pesquisa contou com a participação de professores que atuam na Educação Básica no município de Juiz Fora. Os resultados apontam contribuições dos jogos digitais para a alfabetização científica dos estudantes identificadas tanto na pesquisa bibliográfica quanto na percepção dos docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectPercepções de docentespt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectTeachers perceptions.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleJogos digitais na educação em ciências: potencialidades e percepções de docentes da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons