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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262D6pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira-Silva, Nara Liana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720560D5pt_BR
dc.contributor.referee2Spinillo, Alina Galvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781151A8pt_BR
dc.creatorPelisson, Maíze Carla Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367996P2pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T20:51:23Z-
dc.date.available2016-05-13-
dc.date.available2016-06-27T20:51:23Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1505-
dc.description.abstractAbility to understand mental states like intentions, desires, beliefs and emotions is known in literature as theory of mind. This ability allows children to understand and predict the behavior of others and themselves, one of the guides for social cognitive child development. Studies involving the relationship between theory of mind and language have shown the potential of story books as a source of knowledge and understanding of mental states since different aspects are identified in the content of the stories such as situations of differing beliefs of reality, irony and situations involving social clues. In socio-cognitive perspective, irony is an aspect of relevance because it provides information on the minds and subjective experiences using a subtle perspective into thoughts, other people's desires and feelings, having a beneficial effect in improving children's understanding of mental states. This study investigated the understanding of irony contained in two children's story books (L1 and L2), differing in the level of complexity of irony contained in the narrative in 61 preschool children from 5-6 years-old from a private educational school system of a city in the state Minas Gerais. The evaluation was performed individually, starting with the Auditory Vocabulary Test (TVAud) to assess receptive and expressive language and to identify possible linguistic differences between groups of children with the same age group. Posteriorly, there was the oral reading of each book to the child and were applied one reading comprehension task and four comprehension tasks of the respective irony to every story. The results showed a positive correlation between reading comprehension and the understanding of irony in the L1 story. It was found that children in both age groups and genders didn´t diverge in the level of understanding of irony in the two books, and presented a satisfactory understanding of irony contained in L1 and a partial understanding of irony contained in L2. It is expected that the results can further enhance research about this thematic, still scarce, both in the national and international context. It is expected that the results will provide grants for educational development actions on ways to use the story books and exploration of irony present in the narratives as well as reinforcing the need for reader activities to be valued and systematically integrated into the school curriculum as a methodology that would improve the practice of professionals working in education.pt_BR
dc.description.resumoA capacidade de compreender estados mentais como intenções, desejos, crenças e emoções é denominada na literatura como teoria da mente. Tal capacidade possibilita à criança entender e predizer o comportamento próprio e alheio, sendo um dos marcos para o desenvolvimento sociocognitivo infantil. Estudos, envolvendo as relações entre a teoria da mente e a linguagem, têm evidenciado o potencial dos livros de histórias infantis como fonte de conhecimento e compreensão dos estados mentais, uma vez que diferentes aspectos são identificados no conteúdo das histórias, como situações de crenças divergentes da realidade, ironia e situações envolvendo pistas sociais. Do ponto de vista sociocognitivo, a ironia constitui um aspecto de relevância, pois fornece informações sobre mentes e experiências subjetivas utilizando de uma perspectiva sutil sobre os pensamentos, desejos e sentimentos alheios, o que pode produzir um efeito benéfico no aprimoramento da compreensão infantil dos estados mentais. O presente estudo investigou a compreensão da ironia contida em dois livros de histórias infantis (L1 e L2), divergentes quanto ao nível de complexidade da ironia contida na narrativa, em 61 pré-escolares de 5 e 6 anos, oriundos de uma escola privada de educação infantil da rede de ensino de uma cidade da zona da mata mineira. A avaliação foi realizada de forma individual, iniciando-se com a aplicação do Teste de Vocabulário Auditivo (TVAud), para avaliação da linguagem receptiva e expressiva, visando identificar possíveis diferenças linguísticas entre grupos de crianças com a mesma faixa etária. Posteriormente, realizou-se a leitura oral de cada livro para a criança e aplicou-se uma tarefa de compreensão textual e quatro tarefas de compreensão da ironia respectivas a cada história. Os resultados evidenciaram uma correlação positiva entre a compreensão textual e a compreensão da ironia na história de L1. Verificou-se que as crianças, de ambos os grupos etários e gêneros, não se divergiram quanto ao nível de compreensão da ironia nos dois livros, tendo apresentando uma compreensão satisfatória da ironia contida em L1 e uma compreensão parcial da ironia contida em L2. Espera-se que os resultados possam aprofundar as investigações a respeito desta temática, ainda escassa, tanto no contexto nacional quanto internacional. Almeja-se que os resultados ofereçam subsídios para ações promotoras educativas quanto às formas de utilização dos livros de histórias e de exploração das ironias presentes nas narrativas, bem como reforcem a necessidade de que as atividades leitoras sejam mais valorizadas e sistematicamente integradas aos currículos escolares como metodologia que enriqueça a prática de profissionais que atuam na área educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIronypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCompreensão infantil da ironia em livros de histórias e sua importância para o desenvolvimento sociocognitivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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