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dc.contributor.advisor1Machado, Pedro José de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Higor Mozart Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorTeixeira, Emília de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T10:23:42Z-
dc.date.available2023-02-07-
dc.date.available2023-02-08T10:23:42Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15056-
dc.description.abstractEmancipated from Barbacena in 1850, under the name of Santo Antônio do Paraibuna, the city of Juiz de Fora began to consolidate its urban infrastructural bases only in the 1880s. During this period, when the city began to experience a moment of high economic prosperity, based on the coffee culture, which applied much of its earnings to the development of urban activities. Then, the end of the 19th century and the beginning of the 20th century was a period in terms of the implementation of commercial, industrial, and banking establishments, several urban equipment, and educational institutions, a theme specially treated here as essential. This period characterized the Belle Époque juiz-forana, when the local elite produced and enjoyed improvements in the urban center, among which were the private confessional schools. While the colleges occupied, geographically speaking, the city center, the public schools occupied the rural area. While the former was intended for the children of the local elite, who were white children, the other institutions were the places destined for the education of the poorer classes, including black children. The private schools, besides being an essential urban service, also influenced the city's territorial planning. Firstly, because they played an important role in attracting people to the city, by stimulating occupation in the central areas. And secondly, when they acquired large urban properties, they also prevented the occupation of these areas by other enterprises, indirectly regulating the real estate market and preventing, in a way, the advancement of the verticalization process. Finally, adopting as a temporal cut out the period between 1880 and 1907, we present the main characteristics and dichotomies of juiz-foranas educational institutions and relate them to the local urbanization process, driven by a moment of great economic growth.pt_BR
dc.description.resumoEmancipado de Barbacena em 1850, com o nome de Santo Antônio do Paraibuna, o município de Juiz de Fora (MG) iniciou a consolidação de suas bases infraestruturais urbanas apenas na década de 1880, quando a cidade começou a viver um momento de elevada prosperidade econômica, baseada na cultura cafeeira, que aplicava boa parte dos seus ganhos no desenvolvimento de atividades urbanas. Assim, o final do século XIX e o início do século XX foi um período importante no que se refere à implementação de estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, equipamentos urbanos diversos e instituições de ensino, tema aqui especialmente tratado. Este período caracterizou a Belle Époque juiz-forana, quando a elite local produziu e usufruiu de benfeitorias localizadas no centro urbano, dentre as quais figuraram os colégios particulares confessionais. Enquanto os colégios ocupavam, no sentido geográfico, o centro da cidade, as escolas públicas ocupavam a área rural. Enquanto os primeiros se destinavam aos filhos da elite local, que eram crianças brancas, as outras instituições eram os locais destinados à educação das classes mais pobres, inclusive das crianças negras. Os estabelecimentos de ensino particulares, além de se configurarem como um serviço urbano essencial, também influenciaram o ordenamento territorial citadino. Primeiramente porque desempenharam importante função atrativa, a partir do estímulo à ocupação nas áreas centrais. E segundo, porque quando adquiriram grandes propriedades urbanas também impediram a ocupação dessas áreas por outros empreendimentos, regulando indiretamente o mercado imobiliário e impedindo, de certa forma, o avanço do processo de verticalização. Enfim, adotando como recorte temporal o período compreendido entre 1880 e 1907, apresentamos as principais características e dicotomias das instituições de ensino juiz-foranas e as relacionamos com o processo de urbanização local, impulsionado por um momento de grande crescimento econômico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectJuiz de Forapt_BR
dc.subjectElitept_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.subjectInfrastructurept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleEnsino em Juiz de Fora da Belle Époque: educação particular e confessional para uma elite urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



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