https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14918
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leticiagabriellacostacorrea.pdf | 275.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Bruno Stigert de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5440392856722878 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Curi, Abdalla Daniel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8210803135500787 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pacheco, Emmanuel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Reis, Pedro Henrique | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Corrêa, Letícia Gabriella Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0963040782711503 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T13:00:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04 | - |
dc.date.available | 2023-01-19T13:00:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14918 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A evolução da tecnologia tem possibilitado o surgimento de diferentes setores, como o de jogos e, consequentemente, e-Sports. O artigo tem como objetivo analisar características da indústria de jogos eletrônicos, mais especificamente pela perspectiva dos e-Sports e dos gamers profissionais, considerando tamanho crescimento do valor do mercado de jogos eletrônicos nos últimos tempos. Assim, busca-se explorar o papel da propriedade intelectual nos e-Sports, tendo por base os elementos fundamentais dos jogos eletrônicos: o programa de computador e os elementos individuais, referentes à trilha sonora, configuração do jogo, ambientação, etc., regrados pela Lei de Direito Autoral de Obra Audiovisual (Lei 9.610/96 em seu artigo 5o, inciso VIII, alínea i). Ainda, procura-se verificar sob a perspectiva dos e-Sports como as performances executadas pelos gamers profissionais se enquadram nas legislações brasileiras dos Direitos Autorais e a aplicação do O Tratado de Pequim sobre Interpretações e Execuções Audiovisuais, de 28 de abril de 2020. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | E-sports | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Direito autoral | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | Propriedade intelectual e e-sports: perspectiva dos gamers profissionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License