https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14908
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
guilhermehenriquebentoreis.pdf | 533.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Direito à educação e a desigualdade social: acesso, qualidade e permanência em um ensino universalizado e diversificado na rede educacional de Juiz de Fora |
Author: | Reis, Guilherme Henrique Bento |
First Advisor: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Sousa, Bruno Stigert de |
Referee Member: | Machado, Joana de Souza |
Resumo: | Este trabalho apresenta algumas análises acerca do direito à educação e as implicações da desigualdade social nesta garantia fundamental assegurada constitucionalmente, tendo como foco as dimensões de acesso, qualidade e permanência trazidas pela professora Carlota Boto. Para isso, a pesquisa toma por base a análise de dados estatísticos sobre a educação, dando especial destaque ao município de Juiz de fora, e também faz um estudo bibliográfico de trabalhos científicos produzidos sobre essa temática. A pesquisa explora como se apresenta a relação entre desigualdade e educação e como isso afeta o aprendizado dos alunos, através das barreiras educacionais enfrentadas por estudantes de grupos de minorias. Ainda, o trabalho fomenta a discussão sobre as consequências trazidas dessa relação desigualdade-educação na construção do saber crítico, universalizado e igualitário, do aluno em todas as perspectivas sociais, de modo a garantir plena diversificação do ambiente escolar e o desenvolvimento da sociedade. Destaca-se que o presente trabalho não possui o objetivo de esgotar o assunto, mas apenas busca impulsionar algumas reflexões e apontamentos acerca da importância do direito social à educação para a mitigação das desigualdades sociais existentes. Neste fundamento, se mostra necessária a análise feita nesta pesquisa visto que é imprescindível a garantia do direito social à educação a todos os indivíduos, objetivando o desenvolvimento social econômico de toda sociedade. |
Abstract: | This monograph presents some analyses about the right to education and the implications of social inequality in this constitutionally guaranteed fundamental guarantee, focusing on the dimensions of access, quality and permanence brought by Professor Carlota Boto. For this, the research is based on the analysis of statistical data on education, giving special emphasis to the municipality of Juiz de Fora, and also makes a bibliographic study of scientific papers produced on this theme. The research explores how the relationship between inequality and education is presented and how it affects students' learning, through the educational barriers faced by students from minority groups. Furthermore, the work fosters the discussion about the consequences of this inequality-education relationship in the construction of critical knowledge, universalized and egalitarian, of the student in all social perspectives, in order to ensure the full diversification of the school environment and the development of society. It is noteworthy that the present work does not have the objective of exhausting the subject, but only seeks to boost some reflections and notes on the importance of the social right to education for the mitigation of existing social inequalities. On this basis, the analysis made in this research is necessary since it is essential to guarantee the social right to education to all individuals, aiming at the economic social development of the whole society. |
Keywords: | Direito à educação Desigualdade social Acesso Permanência Qualidade Right to education Social inequality Access Permanence Quality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Direito |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14908 |
Issue Date: | 24-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License