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dc.contributor.advisor1Pinheiro, Caroline da Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677415478719377pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabrício de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5536746401577684pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Maíra Fajardo Linhares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245484549563381pt_BR
dc.creatorCosta, Natanael Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504039007931863pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T12:15:56Z-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-19T12:15:56Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14895-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the way ESG (Environmental, Social, and Governance) may influence investors' decision-making, as well as how such criteria bind their actions and can, at least abstractly, be one of the solutions to the agency conflict that arises from information asymmetry, in the light of the notions developed by Eisenhardt (1989), Michael C. Jensen and William H. Meckling (1976). For this purpose, a bibliographic review will be carried out, through the hypothetical-inductive method, of the concepts of ESG, Socially Responsible Investments, Corporate Governance, Compliance and Agency Theory, and their interrelationships with the ESG theme. The hypothesis before the presented questioning is that ESG metrics - by raising the criteria of Corporate Governance, as well as raising transparency, besides being linked to ethical and moral standards - can mitigate agency conflicts, as they interact with decision-making in business companies and can align and even link the shareholders' purposes to those of the management of the business organizationpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar como métricas ESG (Environmental, Social, and Governance) podem influenciar as tomadas de decisão dos investidores, bem como que tais critérios vinculam os atos e podem, ao menos em abstrato, ser uma das soluções para o conflito de agência advindo da assimetria informacional à luz das noções desenvolvidas por Eisenhardt (1989), Michael C. Jensen e William H. Meckling (1976). Para tal fim, será realizada por meio do método hipotético-indutivo de revisão bibliográfica dos conceitos de ESG, Investimentos socialmente responsáveis, Governança corporativa, compliance e da teoria da agência e as suas interrelações com o tema ESG. A hipótese ante o questionamento posto é de que as métricas ESG, ao elevarem os critérios de Governança Corporativa, transparência e por estarem vinculadas a padrões éticos e morais, podem mitigar os conflitos de agência, pois interagem com as tomadas de decisões nas sociedades empresárias podendo alinhar e até mesmo vincular os propósitos dos acionistas aos da gestão da organização empresarial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectConflitos de agênciapt_BR
dc.subjectCompliancept_BR
dc.subjectEnforcementpt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectAgency conflictpt_BR
dc.subjectCompliancept_BR
dc.subjectEnforcementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.titleOs desafios do ESG: uma leitura a partir da teoria da agênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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