Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14864
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaclarapereiraaguilar.pdf780.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Solange Riveli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Nádia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.creatorAguilar, Ana Clara Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479606116384459pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-16T10:38:07Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-16T10:38:07Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14864-
dc.description.abstractOrganizations are directing their efforts towards digital marketing strategies as a way of strengthening their brand in the market. The purchase decision journey has changed, and with that, digital influencers appear to take ownership of specific points of this journey and generate value for customers, in the context of digital marketing. Therefore, the objective of this research is to study the actions of the digital influencer as an instrument of digital strategy and marketing communication to strengthen the brand. The methodology used is qualitative exploratory and Brunna Diniz is the influencer chosen for the analysis, characterizing the work as a single case study. Also interviewed were the manager of a company involved in this process in which the digital influencer went through different stages of influence according to the type of endorsement relationship, Loja Ananda in Governador Valadares - MG, and the influencer's advisor, Rodrigo Nogueira, which made it possible to triangulate the data and deepen the relationship between the company and the influencer. The process of transforming the digital influencer into an instrument for strengthening the brand through digital marketing strategies was evident from the case study. Finally, the analysis of six key pillars of digital influence (Digital Influencer, Endorsement, Relationship, Purchase Decision, Brand and Consumer, and Social Networks) is presented, listing the main topics among the collected data. From the work, it is possible to observe the endorsement process through digital influence and conclude that Brunna Diniz's strategic communication about the purchase intention of her followers positively impacts the brands she represents.pt_BR
dc.description.resumoAs organizações estão direcionando seus esforços para estratégias de marketing digital, como forma de fortalecimento de marca no mercado. A jornada de decisão de compra mudou, e, com isso, surgem os influenciadores digitais para se apropriarem de pontos específicos dessa jornada e gerar valor aos clientes, no contexto do marketing digital. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é estudar as ações do influenciador digital como instrumento de estratégia digital e de comunicação de marketing para o fortalecimento da marca. A metodologia utilizada é exploratória qualitativa e a Brunna Diniz é a influenciadora escolhida para a análise, caracterizando o trabalho como um estudo de caso único. Também foram entrevistados a gerente de uma empresa envolvida nesse processo em que a influenciadora digital passou por diferentes fases de influência de acordo com o tipo de relacionamento de endosso, a Loja Ananda em Governador Valadares – MG, e o assessor da influenciadora, Rodrigo Nogueira, o que possibilitou a triangulação dos dados e um maior aprofundamento de como é o relacionamento entre a empresa e a influenciadora. O processo de transformação da influenciadora digital em um instrumento para o fortalecimento da marca por meio de estratégias digitais de marketing ficou evidente pelo estudo do caso. Por fim, apresenta-se a análise de seis pilares-chave da influência digital (Influenciador digital, Endosso, Relacionamento, Decisão de compra, Marca e consumidor, e Redes Sociais), elencando os principais tópicos dentre os dados coletados. A partir do trabalho é possível observar o processo de endosso por meio da influência digital e concluir que a comunicação estratégica da Brunna Diniz sobre a intenção de compra dos seus seguidores impacta positivamente as marcas que ela representa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFases da influência digitalpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectEndossopt_BR
dc.subjectPhases of digital influencept_BR
dc.subjectBuying decisionpt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectEndorsementpt_BR
dc.subjectDigital influencerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO influenciador digital como instrumento da estratégia digital de comunicação de marketing para o fortalecimento da marcapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons