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dc.contributor.advisor1Soares, Mônica Regina Pereira Senra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4248447363466306pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Salas, Mabel Miluska Suca-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323266291394860pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Dias, Alexa Magalhães-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089045857324520pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda, Mariane Floriano Lopes Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506686386394712pt_BR
dc.contributor.referee2Ortega, Rose Mara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4318423273638949pt_BR
dc.creatorOliveira, Lisa Morais Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6138758355192430pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-02T13:21:26Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T13:21:26Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14795-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic affected the higher education in worldwide. In particularly, dentistry schools that interrupted their practices and, currently, it returned their activities after several adjustments of biosecurity, to ensure a secure return. The aim of this study was contribute for discussion of COVID-19 pandemic impact on Brazilian dental education during the two first years of these pandemic. It performed a narrative review and documental comparative analyze. It was made an initial free search for official documents and technical notes. Subsequently, it were searched for articles in data base Web of Science, PubMed, EBSCOhost and Google Scholar with the descriptors: “COVID-19" AND "DENTISTRY" AND "GUIDELINES" AND “DENTAL EDUCATION” or “COVID-19” AND “ODONTOLOGIA” AND “DIRETRIZES” AND “ENSINO ODONTOLÓGICO”. The data were organized in Microsoft Excel spreadsheet for comparison. Adjustments were proposed in the forms of reception, welcome and patient care, in order to avoid contamination in collective environments. Social distancing, teletriage, right behavior towards symptomatic patients and the use of new personal protective equipment, it were also implemented. Some measures such as hand hygiene were reinforced, because it is the main form of prevention against the Sars-CoV-2. There was a need to ensure users an adequate ventilation of the environment, to prevent the spread of aerosols generated during dental care. In view of this scenario that promotes transformations in dental education and considering the possibility of new pandemics; it is essential to include in dental education training and protocols for crises during breakdowns health.pt_BR
dc.description.resumoA pandemia da COVID-19 afetou o ensino superior no mundo inteiro. Em especial os cursos de Odontologia, que paralisaram suas práticas e, atualmente, retornaram suas atividades com várias adequações de biossegurança para garantir um retorno seguro. Este trabalho visou contribuir com a discussão sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na educação odontológica brasileira durante os dois primeiros anos dessa pandemia. Realizou-se uma revisão narrativa e análise documental exploratória e comparativa de dois anos. Houve uma busca inicial livre por documentos oficiais e notas técnicas. Em seguida, uma busca por artigos científicos nas bases de dados Web of Science, PubMed, EBSCOhost e GoogleScholar com os descritores: “COVID-19" AND "DENTISTRY" AND "GUIDELINES" AND “DENTAL EDUCATION” ou “COVID-19” E “ODONTOLOGIA” E “DIRETRIZES” E “ENSINO ODONTOLÓGICO”. Depois, os dados foram organizados em planilhas do Microsoft Excel para comparação. Identificamos novas propostas e adequações nas formas de acolhimento, recepção e assistência ao paciente, a fim de evitar a contaminação em ambientes coletivos. O distanciamento social, a teletriagem, a conduta correta frente ao paciente sintomático e o uso de novos equipamentos de proteção individual, também foram implementados. Algumas medidas já existentes como a higiene das mãos foi reforçada, visto que é uma das principais formas de prevenção contra o Sars-Cov-2 e outros patógenos. Verificou-se a necessidade de assegurar aos usuários a adequada ventilação do ambiente, para evitar a disseminação dos aerossóis gerados durante o atendimento. Diante desse cenário que impulsiona transformações no ensino odontológico e considerando a possibilidade de novas pandemias, é fundamental incluir no ensino odontológico treinamentos e protocolos para gestão de crises durante colapsos na saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino odontológicopt_BR
dc.subjectDiretrizespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectBiossegurançapt_BR
dc.subjectDental educationpt_BR
dc.subjectGuidelinespt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectBiossecuritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titleDiretrizes para a prática do ensino odontológico brasileiro frente à COVID-19: revisão narrativa e análise documental de dois anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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