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dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Cunha Junior, Fernando Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Júnia Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMendes, Elisângela Esteves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T12:47:38Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2022-12-14T12:47:38Z-
dc.date.issued2011-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14742-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate and analyze the constitution of the body which the Department of Education of Juiz de Fora archive is constituted, through its voices and silences, presences, and absences during the period from 1938 to 1996. For this analysis we have as a historic contribution the periods of time concerning the national situations related to the public policies of education and municipal administrations, conceivers of the public policies that are responsible for the education format in the city and for the own archive format which comes from it. As reference, we use authors from the School Culture such as Dominique Julia e Antonio Viñao and Brazilian authors which follow the same thoughts as Diana Vidal, Luciano Mendes de Faria Filho e Ana Cristina Mignot. Among the authors who discuss the memory in Brazil, we bring especially those who dialogue with the museum sciences field as Mário Chagas e Ulpiano Bezerra de Menezes. Still within the memory discussion, we seek theoretical support in Pierre Nora, Jacques Le Goff and M. Pollack. About the question of the memory in the public archives we present discussions within the field of archival brought up by José Maria Jardim. The paper proposes a reflection on the issue of the construction of educational space and memory in the lack of sources due to the high degree of destruction in school files and objects, witnesses of everyday life and everyday practices. Seeking to chart the file boxes of almost sixty-year history of the municipal education, the paper seeks to understand the operations of memory and its links with the established power on decisions about what to keep and what to delete in a educational manager body archive. Likewise, by charting this archive, this work aims to find the subjects in dialogue with the Department of Education over the municipal administration, as well as questioning the absent subjects in this dialogue.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo investigar e analisar a constituição do acervo que compõe o arquivo da Secretaria de Educação de Juiz de Fora através de suas vozes e silêncios, presenças e ausências, durante o período de 1938 a 1996. Para esta análise teremos como baliza histórica os recortes temporais que dizem respeito a conjunturas nacionais vinculadas às políticas públicas de educação e as gestões municipais, geradoras das políticas locais responsáveis pela formatação da educação na cidade e pela formatação próprio do arquivo que lhe é fruto. Tendo como referência autores da Cultura Escolar utilizamos principalmente Dominique Julia e Antonio Viñao e autores brasileiros que seguem estes mesmos pressupostos como Diana Vidal, Luciano Mendes de Faria Filho e Ana Cristina Mignot. Dos autores que discutem a memória no Brasil, trazemos sobretudo aqueles que dialogam com o campo da museologia como Mário Chagas e Ulpiano Bezerra de Menezes. Ainda dentro da discussão sobre memória, buscamos apoio teórico em Pierre Nora, Jacques Le Goff e M. Pollack. Sobre a questão da memória nos arquivos públicos apresentamos as discussões dentro do campo da arquivologia suscitadas por José Maria Jardim. A dissertação se propõe uma reflexão sobre a questão da construção desta memória no espaço educacional e sua ausência de fontes devido ao alto grau de destruição em arquivos e objetos escolares, testemunhas do cotidiano e das práticas diárias. Buscando cartografar as caixas-arquivo de quase sessenta anos de história da educação municipal, a dissertação procura compreender as operações de memória e seus vínculos com o poder constituído, nas decisões sobre o que guardar e o que eliminar em um arquivo de órgão gestor de educação. Da mesma forma, através de um mapeamento deste arquivo, o presente trabalho busca localizar os sujeitos em diálogo com a Secretaria de Educação ao longo das gestões municipais, bem como questionar os sujeitos ausentes neste mesmo diálogo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquivos públicospt_BR
dc.subjectArquivo escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPublic archivespt_BR
dc.subjectSchool archivespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePor entre as camadas do tempo, lembrar e esquecer em um arquivo de educação: o arquivo da Secretaria de Educação de Juiz de Fora 1938-1996pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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