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dc.contributor.advisor1Lacerda, Bruno Amaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733525108284372pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658828214411961pt_BR
dc.contributor.referee2Izidoro, José Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642500737287289pt_BR
dc.creatorNascimento, José Cláudio do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0318865476375887pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T11:40:30Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-11-22T11:40:30Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00468-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14655-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present and analyze the theses of the philosopher Claude-Adrien Helvétius (1715-1775), under an epistemological approach. His philosophical theory is part of the context of the 18th century French Enlightenment movement. It is also part of the tradition of the knowledge theory of English empiricism of the previous century. According to this philosophical school, human knowledge has its origin in the sensations or experiences of the five senses, with no innate ideas - which, according to the rationalist school, underlie all human knowledge. Helvétius' theory is also part of the movement called materialism, although the philosopher does not explicitly assume himself as such. With her own arguments and developments, she adheres to that assumption highlighted by the philosopher Julien Offray de la Mettrie (1709-1751), according to which mental contents, such as ideas and feelings, are an effect of matter. Helvétius' theory demonstrates how man's mental life originates from sensations and how the peculiar organization of man, which he calls physical sensitivity, determines human capacities and faculties. This sensitivity is entirely material, as it is distinguished only by its peculiar organization, which in man acquires a complexity that is outside the scope of philosophy to investigate, and is therefore related to empirical sciences. The philosopher uses the method of reduction to demonstrate that ideas and feelings can be reduced to physical sensations and that pleasure and pain underlie all behavior. Ethics and epistemology can be explained from the principles that determine human conduct.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo apresentar e analisar as teses do filósofo ClaudeAdrien Helvétius (1715-1775), sob um enfoque epistemológico. Sua teoria filosófica se insere no contexto do movimento iluminista francês do século XVIII. Insere-se também na tradição da teoria do conhecimento do empirismo inglês do século anterior. De acordo com essa escola filosófica, os conhecimentos humanos têm sua origem nas sensações ou experiências dos cinco sentidos, não existindo ideias inatas – que de acordo com a escola racionalista fundamentam todo conhecimento humano. A teoria de Helvétius se insere também no movimento denominado materialismo, embora o filósofo não se assuma explicitamente como tal. Com argumentos e desenvolvimentos próprios, ela adere àquele pressuposto colocado em evidência pelo filósofo Julien Offray de la Mettrie (1709-1751), segundo o qual os conteúdos mentais, como as ideias e sentimentos, são um efeito da matéria. A teoria de Helvétius demonstra o modo como a vida mental do homem se origina das sensações e de como a organização peculiar do homem, que ele denomina de sensibilidade física, determina as capacidades e faculdades humanas. Essa sensibilidade é inteiramente material, pois se distingue unicamente por sua peculiar organização, que no homem adquire uma complexidade que está fora do escopo da filosofia investigar, sendo, pois, atinente às ciências empíricas. O filósofo se utiliza do método da redução para demonstrar que as ideias e sentimentos podem ser reduzidos às sensações físicas e que o prazer e a dor fundamentam todo o comportamento. A ética e epistemologia, nesse sentido, podem ser explicadas a partir dos princípios que determinam a conduta humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHelvetiuspt_BR
dc.subjectEspiritopt_BR
dc.subjectInteressept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectHelvetiuspt_BR
dc.subjectSpiritpt_BR
dc.subjectInterestpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleEpistemologia e política em Helvétiuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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