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dc.contributor.advisor1Curi, Abdalla Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210803135500787pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Bruno Stigert de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440392856722878pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira Neto, Hugo Vidigal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452007315945276pt_BR
dc.creatorMotta, João Victor Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758963044656879pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T18:51:22Z-
dc.date.available2022-10-18-
dc.date.available2022-11-09T18:51:22Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14628-
dc.description.abstractThis work talks about the discussion between the business model of professional sports, in regard to the club-company, proceeding with a historical cutout of sports development as recreational activity culminating on its professional practice as a means of entertainment, as well, of the development of professional sports in Brazil through the legislation that regulates it, showing the contraposition between the Non-Profit Civil Association model, majoritarily adopted by most brazilian soccer clubs and the new model of club-companies, already adopted in the United States Of America and Europe with great success for years. Reaching the conclusion that the model adopted in Brazil, since the New State is a child of an elitist vision of sports as an amateurish practice that is in mismatch with the current professional sports scenery.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a discussão em torno do modelo de clube-empresa, através do método de revisão de literatura, procedendo com um recorte histórico do desenvolvimento do esporte como atividade recreativa culminando na prática do esporte profissional como forma de entretenimento, bem como, do desenvolvimento do esporte profissional no Brasil através da legislação que o regula, apresentando a contraposição entre o modelo de Associação Civil Sem Fins Lucrativos, adotada majoritariamente pelos clubes de futebol brasileiros e o novo modelo de clube-empresa, já adotado nos Estados Unidos da América e na Europa com muito sucesso há anos. Concluindo que o modelo adotado no Brasil desde o Estado Novo é fruto de uma visão elitista do esporte como prática amadorística que está em descompasso com o cenário do esporte profissional moderno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito desportivopt_BR
dc.subjectClube-empresapt_BR
dc.subjectEsporte profissionalpt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectLegislação esportivapt_BR
dc.subjectSports lawpt_BR
dc.subjectClub-companypt_BR
dc.subjectProfessional sportspt_BR
dc.subjectEntertainmentpt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectSports legislationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleClube-empresa: um modelo em questão: uma análise histórica do modelo esportivo profissional adotado no Brasil, frente ao desenvolvimento orgânico do resto do mundo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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