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dc.contributor.advisor1Antunes, João Eustáquio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458972809338036pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Fernanda Henrique Lyra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276508436558267pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Fernanda Souza de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413480335430633pt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Anderson Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574390284705474pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T17:37:45Z-
dc.date.available2022-11-03-
dc.date.available2022-11-03T17:37:45Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00187-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14579-
dc.description.abstractThe use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) has been an important tool in the teaching and learning process. Bioinformatics has been one of these tools for bringing the student a deeper understanding of the structures of biomolecules. The sequence fez is a teaching methodology widely used in Biology. In this perspective, this research aimed to elaborate and evaluate whether a didactic sequence using bioinformatics computational platforms would be able to increase student learning. The study had the participation of 22 students regularly enrolled in the first year of high school at a State School in the city of Governador Valadares, Minas Gerais. An experimental, exploratory and descriptive research with a qualitative and quantitative approach was used. To verify the efficiency of this methodology, questionnaires, tests and interviews were applied. As a result of this study, we can say that, for most students participating in this research, the didactic sequence was an important resource for teaching protein structure in the biology discipline taught to these students. The didactic sequence allowed a better understanding of the protein structures because it allowed a better visualization of these structures by platforms used in bioinformatics. Therefore, the present study allowed us to conclude that the use of bioinformatics as a teaching tool facilitated the teaching and learning process when it comes to protein structures content.pt_BR
dc.description.resumoO uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. A bioinformática tem sido uma dessas ferramentas por trazer ao aluno um aprofundamento no conhecimento das estruturas das biomoléculas. A sequência didática é uma metodologia de ensino bastante utilizada em Biologia. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por finalidade elaborar e avaliar se uma sequência didática com uso de plataformas computacionais de bioinformática seria capaz de aumentar o aprendizado dos estudantes. O estudo teve a participação de 22 alunos regularmente matriculados na primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Foi utilizada uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para verificar a eficiência dessa metodologia, foram aplicados questionários, testes e entrevistas. Como resultado deste estudo, podemos afirmar que, para a maioria dos alunos participantes desta pesquisa, a sequência didática foi um recurso importante para o ensino de estrutura das proteínas na disciplina de biologia ministrada para estes estudantes. A sequência didática possibilitou uma melhor compreensão das estruturas das proteínas porque permitiu uma melhor visualização destas estruturas por plataformas usadas em bioinformática. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que o uso da bioinformática como ferramenta de ensino facilitou processo de ensino e aprendizagem quando se trata do conteúdo estruturas de proteínas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV – Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectBioinformáticapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectBioinformaticspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUso da bioinformática como ferramenta de ensino em biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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