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dc.contributor.advisor1Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950770681943330pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415993566465292pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Claudio de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202032274381269pt_BR
dc.creatorCarvalho, Elvis Kleiber Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668601145255914pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T17:33:49Z-
dc.date.available2022-10-31-
dc.date.available2022-11-03T17:33:49Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00171-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14577-
dc.description.abstractLenço-Relíquia is a novel published by the religious education board and publications of the Brazilian Baptist Convention (JUERP) in 1971. It narrates, in the scenario of the second war, the relationship between two families with different belongings. The literature is authored by Professor Stela Câmara Dubois and its analysis is done through the mapping of the autobiographical space and the relationships between her life and the construction of characters and discourses around tolerance. The exhibition of the theme begins with the presentation of the origins of College Batista Taylor-Egídio founded in 1898, located in the city of Jaguaquara - Bahia. This, for being a pioneer in religious education with Protestant roots, becomes a kind of "pedagogical laboratory" over fifty years of work of the author. In its methodology, the study is based on the concept of autobiographical space created by Philippe Lejeune, “the autobiographical pact” (2008). This choice is given because it represents a greater identification with the type of analysis outlined in the research. The development of studies on tolerance is also used in Clodoaldo Mengelle Cardoso's research “Tolerance and its limits” (2003). These two references approach the extratextual information and characteristics of the characters during the analysis of the work. It was sought, in the reflection between author and work, the influence of Stela Câmara Dubois' narrative choices and how these are correlated to the elements of her life and artistic intention. In structuring the research, the first chapter highlights the synthesis of the book and the contextualization of the author's life and work. In the second chapter, the concepts of tolerance and autobiographical space are presented. The third chapter shows the mapping of excerpts from the work and the analysis of the characters, correlating with extratextual information and the results of the evidence around religious tolerance.pt_BR
dc.description.resumoA obra Lenço-Relíquia é um romance publicado, em 1971, pela Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira (JUERP). Narra, no cenário da Segunda Guerra, a relação entre duas famílias com pertenças distintas. A literatura é de autoria da professora Stela Câmara Dubois e sua análise é feita através do mapeamento do espaço autobiográfico e das relações entre sua vida e a construção de personagens e discursos em torno da tolerância. A exposição da temática se inicia na apresentação das origens do Colégio Batista Taylor-Egídio, fundado em 1898, localizado na cidade de Jaguaquara, estado da Bahia. Esse, por ser pioneiro na educação religiosa com raízes protestantes, torna-se uma espécie de “laboratório pedagógico” ao longo de cinquenta anos de atuação da autora. Em sua metodologia, o estudo fundamenta-se no conceito de espaço autobiográfico criado por Philippe Lejeune, “o pacto autobiográfico” (2008). Tal escolha dá-se por representar uma maior identificação com o tipo de análise traçada na pesquisa. Recorre-se também ao desenvolvimento dos estudos sobre a tolerância nas pesquisas de Clodoaldo Mengelle Cardoso, “Tolerância e seus limites” (2003). Esses dois referenciais aproximam-se das informações extratextuais e características das personagens durante a análise da obra. Buscou-se, no reflexo entre autor e obra, a influência das escolhas narrativas de Stela Câmara Dubois e como essas se encontram correlacionadas aos elementos de sua vida e intenção artística. Na estruturação da pesquisa, destacam-se, no primeiro capítulo, a síntese do livro e a contextualização da vida e da obra da autora. No segundo capítulo, apresentam-se os conceitos sobre tolerância e espaço autobiográfico. No terceiro capítulo, mostram-se o mapeamento dos trechos da obra e a análise das personagens, correlacionando-os às informações extratextuais e aos resultados das evidências em torno da tolerância religiosa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLenço-relíquiapt_BR
dc.subjectTolerância religiosapt_BR
dc.subjectEspaço autobiográficopt_BR
dc.subjectRelic-scarfpt_BR
dc.subjectReligious tolerancept_BR
dc.subjectAutobiographical spacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleTolerância religiosa na obra Lenço-Relíquia, de Stela Câmara Duboispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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