Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14411
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inajareiscosta.pdfPDF/A2.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021841535569446pt_BR
dc.contributor.referee1Beraldo de Oliveira, Marcella-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208010575645615pt_BR
dc.contributor.referee2Passador, Luiz Henrique-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5185575837014377pt_BR
dc.creatorCosta, Inajá Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8849672618152821pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T11:46:39Z-
dc.date.available2022-09-06-
dc.date.available2022-09-06T11:46:39Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00162-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14411-
dc.description.abstractInspired by the Nigerian sociologist Oyèrónké Oyěwùmí’s critique of Western gender theories, the present work is an attempt to reflect on how to work with the concept of gender when studying the past of the Emacua-speaking societies in northern Mozambique. Given that these are mostly matrilineal societies living in a social context in which Islamization and the spread of European culture promoted paternal authority, the research focuses on the intersection between gender and kinship relations in order to understand how they structured power relations. To achieve this goal, it uses Provérbios Macuas, a book published in 1982 by the priest and Portuguese missionary Alexandre Valente de Matos, as a primary source. In addition, the Dicionário Português-Macua, published in 1974 by the same author, is also used. Following the methodological proposal of Ifi Amadiume’s Social History, the research contrasts Matos’ works with other ethnographies to analyze how the missionary depicted the Macua culture and its social institutions. As one of the first intellectuals to record part of the Macua oral tradition on written language, Matos placed himself in a position of influencing the way in which we, people of the present, access and interpret the past of these populations. Because of this, the investigation was able to identify some deviations and contradictions, especially with regard to the translation of kinship terminologies and the power dynamics that characterize matrilineage. Among these contradictions, the most significant was the effort to frame Macua matrilineages within the nuclear family model, which in turn produced a series of consequences for the way we perceive gender relations. For this reason, the research also gets a deeper look into Amadiume’s critique on how the concepts of matriarchy and matrilineage were historically understood by classical anthropology and how this influenced Matos and other intellectuals of his time. It is based on this debate that the research suggests the adoption of Ifi Amadiume’s matricentric unit as a model for understanding the organization of the Macua matrilines of the pastpt_BR
dc.description.resumoInspirado na crítica da socióloga nigeriana Oyèrónké Oyěwùmí às teorias de gênero ocidentais, o presente trabalho é uma tentativa de refletir sobre como trabalhar com o conceito de gênero no estudo do passado das sociedades falantes do emacua no norte de Moçambique. Por se tratar de sociedades majoritariamente matrilineares em um contexto social em que a islamização e difusão da cultura europeia promoviam a autoridade paterna, o trabalho se concentra na intersecção entre as relações de gênero e de parentesco, procurando compreender como estas estruturavam as relações de poder. Para isso, utiliza como fonte primária o livro Provérbios Macuas, publicado em 1982 pelo padre e missionário português Alexandre Valente de Matos. Além disso, é utilizado também o Dicionário Português-Macua, publicado em 1974 pelo mesmo autor. Seguindo a proposta metodológica da História Social de Ifi Amadiume, a pesquisa contrasta a obra de Matos com outros trabalhos etnográficos para analisar como o missionário representou a cultura e as instituições sociais macuas. Tendo sido um dos primeiros a registrar por escrito parte da tradição oral macua, Matos se colocou na posição de influenciar a forma como nós, no presente, acessamos e conhecemos o passado dessas populações. Por causa disso, a investigação foi capaz de identificar alguns desvios e contradições, sobretudo no que diz respeito à tradução das terminologias de parentesco e às dinâmicas de poder que caracterizam a matrilinhagem. Destes, o mais significativo foi o esforço para enquadrar as matrilinhagens macuas dentro do modelo nuclear de família, o que, por sua vez, produziu uma série de consequências para a forma como percebemos as relações de gênero. Por essa razão, a pesquisa também se aprofunda na crítica de Amadiume à forma como os conceitos de matriarcado e matrilinhagem foram historicamente trabalhados pela antropologia clássica e como isso influenciou Matos e os intelectuais de sua época. É com base nesse debate que o trabalho propõe a unidade matricêntrica de Ifi Amadiume como um modelo para pensar a organização das matrilinhagens macuas do passado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectParentescopt_BR
dc.subjectMatrilinhagempt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectKinshippt_BR
dc.subjectMatrilinypt_BR
dc.subjectMozambiquept_BR
dc.subjectColonialismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEm casa da tua mãe: gênero e parentesco entre os macuas de Moçambique durante o período colonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons