Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sabrinamarquesdeassisdutra.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Fernández, Laura Senos Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716628U5pt_BR
dc.contributor.referee2Fernández Sare, Hugo Danilo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706241Z6pt_BR
dc.creatorDutra, Sabrina Marques de Assis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T13:11:13Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-06-15T13:11:13Z-
dc.date.issued2015-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1438-
dc.description.abstractThis paper was developed in order to guide and enhance the study of Quadratic Function in a class of first-year high school students at a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. At that school, most students finish the theoretical study of the function without relating it to practical elements of daily life. However, it infers that such a link facilitates the learning process. Consequently, it will be developed a proposal of teaching that, in addition to accomplish the theoretical approach, it will dimension the study a little more in practice, providing glimpse and understanding of the Parabolas in the students’ day-to-day. Thus, based on the National Curriculum Standards, the teaching plan will present a historical approach, the formal description of the topic in question and its contextualization. Therefore, it is expected that students can significantly understand it and that they can be able to find efficiently solution to the situations problems determined by the graph of a Quadratic Function. However, this proposal does not intend to be a guide in teaching of Parabolas, although it suggests a possible way to establish the teaching and learning of these curves more meaningful for students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de orientar e aprimorar o estudo da Função Quadrática em uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Nessa escola, a maioria dos alunos finaliza o estudo teórico da função sem relacioná-la a elementos práticos do cotidiano. Todavia, depreende-se que tal vínculo facilite o processo de aprendizagem. Consequentemente, desenvolver-se-á uma proposta de ensino que, além de trabalhar a abordagem teórica, dimensionará o estudo um pouco mais na prática, proporcionando aos alunos vislumbre e entendimento sobre as Parábolas em seu dia-a-dia. Assim, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o plano de ensino proposto apresentará uma abordagem histórica, a descrição formal do tema estudado e a sua contextualização. Desse modo, espera-se que os alunos compreendam-no de forma significativa e consigam solucionar de maneira eficiente as situações problemas determinadas pelo gráfico de uma Função Quadrática. Contudo, esta proposta não possui a intenção de ser norteadora no ensino das Parábolas, ainda que apresente um caminho possível para fazer com que o ensino e a aprendizagem dessas curvas tenha mais significado para os discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParábolapt_BR
dc.subjectFunçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectParabolapt_BR
dc.subjectFunctionpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleContextualizando o ensino das parábolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.