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dc.contributor.advisor1Zanini, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.creatorPaixão, João Pedro Rabelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T12:43:06Z-
dc.date.available2022-08-04-
dc.date.available2022-09-01T12:43:06Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386-
dc.description.abstractPlans and expectations for 2020 had been totally changed by the new coronavirus. In Brazil, the first confirmed case of COVID-19 occurred on February 26th. Since then, the impact on health has become very severe and the economic impact has also advanced in the same direction. In Brazil and in the world, trade is one of the sectors most affected by the pandemic. In this case, e-commerce played a major role in maintaining the sector. Within this context, the general objective of this research is to evaluate the effects of the Covid-19 pandemic on the profile of consumers in the Brazilian economic scenario. To this end, the following specific objectives were outlined: to describe the main economic and behavioral changes in consumption caused by the pandemic and to identify whether these changes will be consolidated. It is possible to conclude that there was a great migration from offline stores to online stores, however even with the relaxation of restrictive measures, advances in digitization and consumer adaptability will ensure that e-commerce reaches increasingly higher levels high.pt_BR
dc.description.resumoOs planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidor covid-19pt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subject.cnpqEconomia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidorpt_BR
dc.titleImpactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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