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dc.contributor.advisor1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792093J2pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Catarina Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768347T3pt_BR
dc.creatorBaessa, Douglas Espíndola-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266156P9pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T13:10:11Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-06-15T13:10:11Z-
dc.date.issued2015-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1436-
dc.description.abstractSeveral times, a study searches for a significant value for the representation of a collection of data, in other words, a mean term to replace the data in a symbolic way. Therefore, the arithmetic mean is the first solution found for this applicability. However, its use is often carried out wrongly. In this context, the aim of this study was to analyze the harmonic mean, in algebraic and geometric shape, and compare with the arithmetic mean in some applications in high school physics course. The advantage in using the harmonic mean in physics education is related to not needing to memorize some traditional formulas. This will be done by analyzing the behavior of the units directly and inversely proportional. This mathematical resource is unknown to many teachers of the area of physics and mathematics, since this content is not covered in detail in textbooks used in high school.pt_BR
dc.description.resumoPor diversas vezes, um estudo busca um valor significativo para a representação de uma coleção de dados, ou seja, um termo médio que substitua os dados de maneira simbólica. Sendo assim, a média aritmética é a primeira solução encontrada para tal aplicabilidade. No entanto, a sua utilização é, por inúmeras vezes, realizada de forma errônea. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a média harmônica, na forma algébrica e geométrica, e comparar com a média aritmética em algumas aplicações na disciplina de física do ensino médio. A vantagem na utilização da média harmônica no ensino da física está relacionada à não necessidade de memorização de algumas fórmulas tradicionais. Isso se dará através da análise do comportamento das unidades diretamente e inversamente proporcionais. Este recurso matemático se mostra desconhecido por diversos profissionais da área de licenciatura da física e da matemática, uma vez que este conteúdo não é abordado de maneira detalhada nos livros didáticos utilizados no ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMédia harmônicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectHarmonic meanpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMédia harmônica: ensino e aplicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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