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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368585419362246pt_BR
dc.contributor.referee1Mafra, Rennan Lanna Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7855740978392721pt_BR
dc.contributor.referee2Dazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585360338429711pt_BR
dc.creatorArantes, João Mateus Cunha Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1564605605883289pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T18:53:41Z-
dc.date.available2022-08-19-
dc.date.available2022-08-29T18:53:41Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00151-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14362-
dc.description.abstractIn this paper we investigate the validity of the hypothesis that predicts that learning experiences, when developed from degenerate signs in digital environments that are notably multicode, are likely to stimulate self-awareness of the inferential habits of the actors involved and the change of habit, or the generation of new competences, and are, therefore, effective. We employed Charles Sanders Peirce's Pragmaticism, and concepts derived from edusemiotics, as a theoretical basis to approach the analyzed learning processes. Furthermore, we resorted to a complementary bibliography related to the context of digital communication and to mediatic skills or literacies. For the empirical test of the practical consequences deduced from the presented hypothesis, we investigated two complementary samples involving digital learning experience platform Skore’s direct and indirect users. After analyzing the obtained results, we concluded that the given hypothesis was partially validated. In this sense, we were able to confirm that learning experiences, when developed in environments that bare the described characteristics, are likely to stimulate self-awareness of inferential habits on the part of the actors involved and, consequently, provide a greater possibility of acquiring new habits or new skills. However, we could not say that this self-awareness results in the practical development of these new habits or skills.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos a validade da hipótese que prevê que experiências de aprendizagem, quando desenvolvidas em ambientes digitais marcadamente multicódigos a partir de signos degenerados, são propensas a estimular a autoconsciência dos hábitos inferenciais dos atores envolvidos e a mudança de hábito, ou a geração de novas competências, e são, portanto, efetivas. Utilizamos o Pragmaticismo de Charles Sanders Peirce e conceitos derivados da edusemiótica como base teórica para abordar os processos de aprendizagem analisados. Recorremos, ainda, a uma bibliografia complementar relacionada ao contexto da comunicação digital e às competências ou literacias midiáticas. Para o teste empírico das consequências práticas deduzidas da hipótese apresentada, investigamos duas amostras complementares envolvendo usuários diretos e indiretos da plataforma digital de learning experience Skore. Após a análise dos resultados obtidos, concluímos que a hipótese apresentada foi parcialmente validada. Neste sentido, pudemos confirmar que as experiências de aprendizagem, quando desenvolvidas em ambientes com as características descritas, são propensas a estimular a autoconsciência dos hábitos inferenciais por parte dos atores envolvidos e, consequentemente, propiciar maior possibilidade de aquisição de novos hábitos ou novas competências. No entanto, não pudemos afirmar que esta autoconsciência resulta no desenvolvimento prático destes novos hábitos ou competências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPragmaticismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEdusemióticapt_BR
dc.subjectMudança de hábitospt_BR
dc.subjectMulticódigospt_BR
dc.subjectPragmaticismpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEdusemioticspt_BR
dc.subjectChanging habitspt_BR
dc.subjectMulticodespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA efetividade de experiências de aprendizagem desenvolvidas em plataformas digitais multicódigospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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