Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14343
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silvaniadesouzaandrade.pdfPDF/A8.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee2Baptista, Mônica Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3951926269873970pt_BR
dc.creatorAndrade, Silvania de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659073755158991pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T14:24:02Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2022-08-26T14:24:02Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00110-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14343-
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the research line Language, Knowledge and Teacher Training, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora, has as its theoretical and methodological basis the contributions of Bakhtin's philosophy of language and the concepts of Vygotsky's mediation and experience. These made it possible to weave a dialogue between text and context, considering the responsibility of being the voice that understands the experiences of a group of teachers involved in the formation of reading mediators. This research seeks to understand how the experiences that took place in the training course can contribute to the teachers' experiences as readers and reading mediators. The research subjects are teachers from the municipal network of Juiz de Fora and undergraduate and graduate students who participated in a teacher training course constituted from a partnership between the Language, Childhood and Education Research Group (LINFE) from the Federal University of Juiz de Fora and the Teacher Training Center of the municipal network of Juiz de Fora. Data were produced through the analysis of two questionnaires answered by the teachers at the beginning of the course and at the end of the course, through participatory observation and field notes taken during the meetings. The data analyzed in this study were grouped into categories of analysis, which facilitate the understanding of the object of investigation. The results reveal that the mediation of readings carried out in the training meetings provided significant experiences with literature, which contributed to the production of meanings from the aesthetic experience with the literary text. In addition, the teachers' reading training allowed reflection on the importance of the teacher acting as an important mediation tool between students and the literary textpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como base teórica e metodológica as contribuições da filosofia da linguagem de Bakhtin e os conceitos de mediação e vivência de Vigotski. Estes possibilitaram tecer um diálogo entre texto e contexto, considerando a responsabilidade de ser a voz que compreende as vivências de um grupo de professoras envolvidas em uma formação de mediadores de leitura. Esta pesquisa busca compreender de que forma as vivências ocorridas no curso de formação podem contribuir para as experiências das professoras como leitoras e mediadoras de leitura. Os sujeitos da pesquisa são professoras da rede municipal de Juiz de Fora e estudantes da graduação e da pós-graduação que participaram de um curso de formação de professores constituído a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Linguagem, Infâncias e Educação (LINFE) da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Centro de Formação de Professores da rede municipal de Juiz de Fora. Os dados foram produzidos por meio da análise de dois questionários respondidos pelas professoras no início do curso e ao final do curso, da observação participativa e das notas de campo realizadas durante os encontros. Os dados analisados neste estudo foram agrupados em categorias de análise, as quais facilitam a compreensão do objeto de investigação. Os resultados revelam que as mediações de leituras realizadas nos encontros de formação propiciaram vivências significativas com a literatura, que contribuíram para a produção de sentidos a partir da experiência estética com o texto literário. Além disso, a formação leitora das professoras permitiu reflexão sobre a importância do professor atuar como importante ferramenta de mediação entre os alunos e o texto literáriopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectProfessor leitorpt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectTeacher readerpt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Vocês estão me ensinando a ler”: reflexões sobre os sentidos atribuídos por professoras a um curso de formação de mediadores de leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons