Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14339
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
williamassisdasilva.pdfPDF/A2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bispo, Raphael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277301866495081pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee2Cadilhe, Alexandre José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee3Rezende, Claudia Barcellos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464920090343673pt_BR
dc.creatorSilva, William Assis da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4816750537566043pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T13:26:29Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2022-08-24T13:26:29Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00038-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14339-
dc.description.abstractThrough the observation of daily situations in a public school located in the suburb of Juiz de Fora, MG, from debates with students from high school about gender and sexuality and with semi-structured interviews with students professors and the word staff, these thesis analyzes the regulatory devices of gender with emphasis on masculinity that act in the production of the teenager subjectivities. In other words, this thesis aims to identify which are those and how operate the gender and sexuality expectations related to girls and boys behavior’s, observing how those expectations contribute to the naturalization and production of inequality, but potentially to its destruction and denaturalization. With this perspective as the main finality, four specific objectives were selected: (1) To understand the actual political conjecture related to the themes about gender and sexuality inside education and its potential influence on the daily basis at school and the perception of the school agents. (2) To analyze how the imaginary about emotions that surrounds the daily basis at school contributes to the production, reproduction or contestation of hegemonic representations of gender. (3) To identify how and which masculinities are produced between the students as hegemonic and suburban. (4) To analyze the experiences and the journey of the students who contrast with the hegemonic rules of gender. The report indicates how much the school agents, besides feeling unprepared to deal with the gender and sexuality issue, for many times they feel afraid and prefer to avoid the subject. It is possible to point the presence of the representations of what morally is considered being a “man” and a “woman” still, anchored on emotional speeches that reinforces the hierarchy between genders. Though the presence of multiple masculinities is highlighted, it is verified a hegemonic model of “being a man” conceived by characteristics as “strength”, "aggressiveness", "competitiveness " produced by soccer, the social game of the non-conventional relations and reports of sexual experiences and sexist conversations. Simultaneously, is possible to identify as well the boy's experiences that don't correspond to the necessary attributes to the execution of a hegemonic masculinity, the existence of suburban masculinity. Considering the existence of multiple ways where the rules live, the research demonstrates strategies developed by the students to improve the acceptance and integration in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoA partir de observações de situações cotidianas em uma escola pública estadual localizada na periferia de Juiz de Fora– MG, de debates com estudantes do ensino médio sobre gênero e sexualidade e entrevistas semiestruturadas com aluna(o)s, professores e funcionária(o)s, esta tese analisa os dispositivos reguladores de gênero, com ênfase nas masculinidades, que atuam na produção de subjetividades adolescentes. Em outras palavras, a tese tem como intuito identificar quais são e como operam as expectativas de gênero e sexualidade relacionadas aos comportamentos de meninas e meninos, observando como tais expectativas contribuem para a naturalização e produção de desigualdades, mas também potencialmente para a sua desconstrução e desnaturalização. Visando tal objetivo geral, quatro objetivos específicos foram elencados: (1) compreender a atual conjuntura política em relação as temáticas de gênero e sexualidade na educação e suas potenciais influencias no cotidiano escolar e na percepção dos agentes escolares; (2) analisar como os discursos sobre gênero e emoções que permeiam o cotidiano escolar contribuem para a produção, reprodução, ou contestação de representações hegemônicas de gênero; (3) identificar como e quais masculinidades são produzidas entre os estudantes como hegemônicas e subalternas; (4) analisar as experiências e trajetórias de alun(a)os que destoam das normas hegemônicas de gênero. Os relatos indicam o quanto os agentes escolares, além de se sentirem despreparados para tratar sobre gênero e sexualidade, por vezes sentem-se temerosos e preferem evitar o assunto. É possível constatar ainda a presença de representações sobre o que é ser moralmente “homem” e “mulher”, ancoradas em discursos emocionais que reforçam as hierarquias entre os gêneros. Embora a presença de múltiplas masculinidades seja ressaltada, constata-se a hegemonia de um modelo de “ser homem” balizado por características como “força”, “agressividade” e “competitividade”, produzidas através do futebol, do jogo social das relações jocosas e de relatos de proezas sexuais e conversas sexistas. Simultaneamente, é possível identificar também, a partir da experiência de meninos que não correspondem aos atributos necessários para a execução de uma masculinidade hegemônica, a existência de masculinidades subalternas. Considerando a existência de uma multiplicidade de formas em que as normas são habitadas, a pesquisa demonstra estratégias desenvolvidas pelos próprios aluna(o)s para uma melhor aceitação e integração no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePedagogias das masculinidades: perspectivas de gênero, sexualidade e emoções entre adolescentes estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons